Jovem de escola pública conquista prata no xadrez dos Jogos Escolares do RN
Dandara Cecília, de 12 anos, conquista medalha de prata no xadrez nos Jogos Escolares do RN, representando escola pública.
Dandara Cecília, de 12 anos, conquista medalha de prata no xadrez nos Jogos Escolares do RN, representando escola pública.
A união entre educação e esporte é fundamental para a formação de atletas e a construção da cidadania. Nos jogos escolares, que muitas vezes ficam distantes do glamour olímpico, talentos emergem, e modalidades como o xadrez ganham destaque.
O xadrez, apesar de não ser uma modalidade olímpica, ocupa um lugar especial nos jogos escolares. Complexo para muitos, o jogo atrai admiradores de todas as idades ao redor do mundo. É nesse cenário que a mipibuense Dandara Cecília, jovem enxadrista de 12 anos, vem brilhando em São José do Mipibu-RN.
Campeã mirim de xadrez nos Jogos Escolares Municipais (JEMS-SJM) em julho deste ano, Dandara conquistou Medalha de Prata nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), enfrentando alunas de escolas privadas com forte tradição na modalidade, como: o Colégio Over Colégio e Curso, de Natal, e a Fênix, de Parnamirim.
Representando a Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo (EMPSBM), Dandara foi uma das duas atletas da rede pública a competir no JERNS, enfrentando um ginásio lotado de participantes da rede privada. A disputa foi árdua, mas a jovem, que aprendeu a jogar xadrez aos oito anos com seu tio Hiago Luis, se destacou.
"Aprendi xadrez com meu tio quando tinha 8 anos. Gosto porque é um jogo de raciocínio lógico e é muito interessante prever os movimentos das peças dos adversários", conta Dandara.
Apesar da falta de apoio específico na rede municipal de ensino, Dandara contou com a ajuda de seus parentes, como sua mãe Hiara Teresa e seus avós Solange Gomes e Luis Antônio, para aprimorar suas habilidades. "Assisti a vários vídeos sobre aberturas e jogadas e também treinei muito em aplicativos online. Treinava três horas por dia, às vezes mais", explica a jovem.
Acompanhada por sua família e pela professora de Educação Física, Flávia Cavalcante, Dandara enfrentou cinco partidas em dois dias de competição, conseguindo três xeque-mates. "O desempenho dela é notável! Ela é uma aluna que treina por conta própria e tem ótimos resultados, frutos de sua dedicação e foco no esporte", elogia Flávia.
No JERNS, Dandara venceu alunas que treinam com professores especializados. "Mesmo assim, com disciplina e vontade de vencer, ela foi lá e pontuou igualmente à campeã da categoria. A derrota veio no critério de desempate, que era justamente o confronto direto", explica a educadora.
No pódio, Dandara representou com orgulho seu município e a educação pública. "Deu para jogar, eu achei que foi um grande aprendizado", disse ela. E a comemoração? "Foi muito legal. Como foi a minha primeira competição, acho que foi uma conquista. E como comemoramos? Comendo pizza!", celebra a jovem campeã.
Por Hiago Luis - Jornalista