INSS e SENAC entregam certificados para segurados em Reabilitação Profissional

Foi realizado na sexta-feira( dia 10), no auditório do edifício sede da Gerência Executiva do INSS em Natal, a entrega de certificados para segurados do INSS, em Reabilitação Profissional, a 53 concluintes de cursos profissionalizantes e de qualificação profissional, realizados em parceria com o SENAC/RN.

Segundo o assessor Técnico da Reabilitação Profissional do INSS, Luiz Pereira da S. Neto, “a qualificação profissional foi motivada pela necessidade de capacitar os segurados que necessitam se readequar ao trabalho, ou mudar de atividade, em função de algum problema de saúde, que muitas vezes o impedem de exercer sua função original. Os cursos foram realizados pelo SENAC, por meio de um contrato existente entre a Reabilitação Profissional, da Gerência Executiva do INSS em Natal e o SENAC/RN”, explicou.

Luiz Pereira da S. Neto, técnico da Reabilitação Profissional do INSS

Luiz Pereira informou, que “desta vez, foram 53 segurados certificados, e fora esses, atualmente existem mais cinco turmas em andamento, com diversos cursos de qualificação profissional” E explicou: “Foram as primeiras turmas após o período crítico da pandemia e todos os cuidados foram tomados, como turmas com número de alunos reduzida, incentivo a vacinação entre outros cuidados”.

Na ocasião além da entrega dos certificados, houve palestras sobre mercado de trabalho, motivacionais e sobre os benefícios previdenciários, com esclarecimento de dúvidas aos segurados.

O Serviço de Reabilitação Profissional do INSS é a assistência  (re)educativa  e de (re)adaptação profissional que visa proporcionar aos segurados incapacitados parcial, ou totalmente, para o trabalho, em caráter obrigatório, independentemente de carência, e as pessoas com deficiência, os meios indicados para o reingresso ao mercado de trabalho e no contexto em que vivem”, declarou o técnico do INSS.

E presta uma orientação importante: “Além do certificado do curso profissionalizante do SENAC, o segurado recebe um outro certificado do INSS, o qual lhe garante o direito a entrar nas vagas das empresas que são destinadas a cotas de pessoa com deficiência. Nesse sentido, facilita o seu retorno ao mercado de trabalho, tanto para quem já tem vínculo de trabalho quanto para quem não tem”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar o tópico.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.