Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

maio 25, 2022

IFRN abre 1276 vagas para cursos técnicos

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou três editais com um total de 1.

Foto: Tribuna do Norte

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou três editais com um total de 1.276 vagas em cursos técnicos. É uma grande oportunidade de ingressar no ensino federal ainda em 2022.

No Edital nº 20/2022, as vagas são para cursos técnicos subsequentes, ou seja, aqueles para quem já concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional. Esse edital é o que traz o maior número de vagas – 1.196 – e com oferta em diversos campi do IFRN. As inscrições – via página da Fundação de Apoio do IFRN (Funcern) – seguem de 25 de maio até 13 de junho de 2022, totalmente online, ao custo de R$ 30,00 (trinta reais). Caso atenda aos requisitos, pessoas interessadas nesse processo seletivo podem, até 6/6, solicitar o pedido de isenção.

As provas, segundo o cronograma, estão previstas para 10 de julho: uma prova de Língua Portuguesa, com 20 questões de múltipla escolha,uma prova de Matemática, com 20 questões de múltipla escolha, uma prova de Produção Textual Escrita, com uma questão discursiva.

CampusCurso
ApodiQuímica;
CaicóEletrotécnica e Vestuário;
CanguaretamaMecânica;
Ceará-MirimEquipamentos Biomédicos e Manutenção e Suporte em Informática;
IpanguaçuManutenção e Suporte em Informática;
MossoróEletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás e Saneamento;
Natal-CentralEletrotécnica, Mecânica, Petróleo e Gás, Edificações, Geologia, Mineração e Segurança do Trabalho;
Natal-Cidade AltaEventos e Guia de Turismo;
Natal – Zona NorteManutenção e Suporte em Informática;
Nova CruzAdministração;
ParnamirimMecatrônica e Rede de Computadores;
ParelhasMineração;
Santa CruzManutenção e Suporte em Informática;
São Gonçalo do AmaranteEdificações;
São Paulo do PotengiEdificações e Meio Ambiente.

Os editais 21 e 22 são de responsabilidade do próprio Instituto, com inscrições acontecendo via Sistema Gestor de Concursos do IFRN. O Edital nº 21/2022 traz 40 vagas destinadas para o curso de Edificações, ofertado no Campus Mossoró e no período noturno. Essa oferta tem como objetivo atender à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da oferta de educação profissional técnica de nível médio na perspectiva de uma formação integral.

O preenchimento das vagas será através de processo classificatório e eliminatório e será realizado por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental das candidatas e candidatos inscritos, utilizando, para tanto, a média final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática obtidas pelo candidato no último ano do Ensino Fundamental, traz o documento.

Por fim, o Edital nº 22/2022, também com 40 vagas, traz a oferta “Curso Técnico de Nível Médio em Instrumento Musical”, específica do Campus Jucurutu, mais nova unidade de ensino do IFRN. Para esse edital, o processo seletivo estará aberto a pessoas com certificado de conclusão do Ensino Médio (ou de curso equivalente) e será realizado em etapa única, eliminatória e classificatória, através da aplicação de Teste de Habilidade Específica (THE). Há disponibilidade para ingresso em oito habilidades:

Habilidade Específica para ingressoVagas
Acordeon4
Canto6
Clarinete4
Flauta doce8
Piano/teclado5
Saxofone5
Violão4
Bateria/percussão4

Do Portal N10

Os comentários estão desativados.