Hoje, 13 de julho é o Dia Mundial do Rock e só é celebrado no Brasil

Os rockeiros do Brasil já sabem: nesta quart-feira, 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. Porém, ao contrário do que sugere o nome, a data só é comemorada por aqui mesmo — em outros países, o gênero sequer tem um dia no calendário ou é celebrado em outros períodos do ano.

O Dia do Rock surgiu no Brasil de forma arbitrária, nos anos 1990. Na época, havia uma efervescência do gênero no país e as rádios paulistanas 89 FM e 97 FM começaram a mencionar o 13 de julho como Dia Mundial do Rock. A data acabou pegando, primeiramente entre os ouvintes e depois com o público geral.

Desde então, o 13 de julho costuma reservar eventos, programações de TV e até lançamentos de filmes que têm relação com o gênero musical — é o que servirá, por exemplo, de gancho para o lançamento de Elvis, cinebiografia do Rei do Rock que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira e tem sessões de pré-estreia nesta quarta.

Mas, afinal, por que este dia em específico? É que, em 13 de julho de 1985, foi realizado o Live Aid, megaevento beneficente que reuniu grandes nomes do gênero e ocorreu simultaneamente no Wembley Stadium, em Londres (Inglaterra), no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia (EUA), e em outras cidades pelo mundo. Os shows fizeram muito sucesso e, para se ter uma ideia, a transmissão ao vivo pela rede de TV BBC chegou a 1,5 bilhão de pessoas.

Participaram, entre outros nomes, bandas como o Queen — que realizou uma performance histórica com hits como Radio Ga Ga, Bohemian Rhapsody, We Will Rock You e We Are The Champions — U2 e Led Zeppelin, além de nomes como Bob Dylan, David Bowie, Paul McCartney e Phil Collins.

Esse último, aliás, seria o motivo da nossa celebração. No show, o músico teria expressado o desejo de tornar, dali em diante, o 13 de julho o Dia Mundial do Rock — e a palavra dele tem peso, já que ele foi a única pessoa a participar do Live Aid em dois continentes: primeiro tocou em Londres e, logo em seguida, embarcou em um concorde rumo à Filadélfia. Mas acontece que o pedido só foi atendido no Brasil.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.