Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

setembro 10, 2023

Higienize seu diálogo interno. Respeite você como ser humano

Maria da Conceição Torres Pereira  – Psicóloga: CRP – 17/5290  “Diálogo interno” refere-se aos pensamentos, crenças e vozes internas que temos em nossa mente.

Maria da Conceição Torres Pereira  - Psicóloga: CRP - 17/5290

 "Diálogo interno" refere-se aos pensamentos, crenças e vozes internas que temos em nossa mente. É o fluxo contínuo de pensamentos que muitas vezes nos acompanha ao longo do dia. Esses pensamentos podem variar desde auto avaliações e críticas até autocompaixão e encorajamento.

"Higienizar" o diálogo interno envolve filtrar, limpar ou purificar os pensamentos negativos e autodestrutivos. Muitas vezes, estamos tão acostumados a nos criticar e nos julgar que nem percebemos o impacto negativo que isso tem em nossa autoestima e bem-estar emocional. 

A higienização do diálogo interno é um convite para nos tornarmos mais conscientes dos nossos pensamentos e escolhermos aqueles que nos nutrem, fortalecem e nos ajudam a crescer.

O segundo aspecto da frase é "respeitar você como ser humano". Isso significa reconhecer nossa própria humanidade, com todas as nossas falhas, imperfeições e vulnerabilidades.

 Respeitar-se como ser humano envolve aceitar nossas limitações, aprender com nossos erros e valorizar nossas qualidades e realizações.

Ao praticar a higienização do diálogo interno e o respeito por nós mesmos, estamos construindo uma base sólida para a saúde mental e emocional. Isso nos permite cultivar uma maior autoconfiança, resiliência e bem-estar geral. Além disso, ao tratar a nós mesmos com respeito, também somos mais propensos a estender esse respeito aos outros.

Portanto, a frase nos convida a prestar atenção em como nos falamos internamente, buscando substituir pensamentos negativos e autocríticos por pensamentos mais positivos e compassivos. Ao fazê-lo, estaremos nutrindo uma mentalidade saudável e construtiva, promovendo um relacionamento mais harmonioso conosco mesmos e com os outros.

Uma resposta para “Higienize seu diálogo interno. Respeite você como ser humano”

  1. Carlos Antonio Soares da Silva disse:

    Uma reflexão necessária. 👏👏👏👏👏👏👏