Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

abril 22, 2022

Governo lança cursos de capacitação no turismo para 46 municípios

Na manhã desta terça-feira, 19, uma solenidade no Centro de Convenções de Natal marcou o lançamento oficial de cinco cursos de qualificação profissional e técnica ofertados pelo Governo do RN, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN), para 46 municípios potiguares.

Na manhã desta terça-feira, 19, uma solenidade no Centro de Convenções de Natal marcou o lançamento oficial de cinco cursos de qualificação profissional e técnica ofertados pelo Governo do RN, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN), para 46 municípios potiguares.

Participaram do lançamento a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, a secretária de Turismo Aninha Costa, o secretário de Infraestrutura e da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (SEGRI) Gustavo Coelho, além do vice-presidente do Sistema Fecomércio RN, Itamar Manso.

Entre os municípios contemplados estiveram presentes na solenidade representações de Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.

“Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora.

A partir de maio, serão realizados cursos de “técnicas para garçom”, “gestão de pequenos negócios em comércio e serviços”, “boas práticas no manejo de alimentos”, “instância de governança municipal” e “turismo de base comunitária”. Os recursos investidos na realização dos cursos somam quase 1 milhão de reais, e foram disponibilizados pelo projeto Governo Cidadão.

“A gente agradece ao Governo do Rio Grande do Norte por levar essas formações para o litoral norte. Nossa cidade está recebendo o curso de “técnicas para garçom”, o que vai capacitar nossos trabalhadores a receber melhor o turista que vem do exterior e de todo o Brasil. A gente tem certeza que esses são cursos de qualidade e que os nossos jovens serão bem capacitados para garantir um atendimento de excelência para os turistas”, disse Renato de Doquinha, prefeito de São Miguel do Gostoso.

O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1500 vagas, em cursos com duração variável entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, uma série de cursos capacitou 332 pessoas em 24 cidades potiguares.

“Os lançamentos desses cursos fortalecem uma diretriz que temos assumido na Setur: a de levar formação técnica para os municípios potiguares a fim de melhorar a capacitação dos trabalhadores e servidores públicos do turismo. Queremos com isso pavimentar o caminho para a regionalização do turismo potiguar, ampliando o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do estado”, analisa Aninha Costa.

Assinatura de Ordem de Serviço dá início à consultoria em turismo

Aproveitando a presença da governadora Fátima Bezerra, também foi assinada uma ordem de serviço para início de consultoria em turismo em três municípios potiguares: Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. O projeto conduzido pela empresa de consultoria Turismo 360 vai realizar um diagnóstico das atividades e potenciais dessas localidades para desenvolvimento de novas experiências turísticas.

Além da governadora, estiveram presentes na solenidade de assinatura os prefeitos dos municípios contemplados: José Renato Teixeira de Souza (São Miguel do Gostoso), Pedro Ferreira de Farias Filho (Touros) e Pedro Henrique de Souza Silva (Pedra Grande). O vice-governador, Antenor Roberto, a Secretária de Turismo, Aninha Costa, e a Líder de Estratégia da Consultoria Turismo 360, Marcela Pimenta, também participaram da assinatura do documento.

O projeto terá três fases, partindo de uma avaliação situacional dos produtos e atrativos turísticos das três cidades, passando pelo desenho de experiências turísticas sustentáveis e, ao final, também será realizado um seminário para transferências de resultados. A partir da assinatura da ordem de serviço, o estudo nos três municípios passa a ser desenvolvido.

“Nosso governo tem investido no desenvolvimento do turismo, e tem buscado ajudar a diversificar os atrativos do nosso estado. Tenho certeza que essa consultoria vai revelar novos potenciais nessas três cidades, ajudando na construção de novas experiências para o turista que escolhe o Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.

Os comentários estão desativados.