Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 5, 2024

Governo do RN inaugura 3º IERN e fortalece Educação Profissional no Oeste

“Uma felicidade imensa, nosso município estar recebendo uma escola com tanto prestígio”.

“Uma felicidade imensa, nosso município estar recebendo uma escola com tanto prestígio”. O sentimento de esperança de Silas Maximus, 16 anos, estudante da Escola Estadual Sete de Novembro, foi expresso com a inauguração, na manhã desta sexta-feira (06), do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) "Professor Antônio Marcos Abrantes Formiga", no município de Alexandria.

Este é o terceiro instituto entregue pelo governo do Rio Grande do Norte como parte do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), cujo objetivo é promover a criação de escolas profissionais com conceitos arquitetônicos modernos, sustentáveis e acessíveis, oferecendo ensino público e gratuito de qualidade.

“Um dia muito especial para mim, como professora, e hoje como governadora, ter a oportunidade de realizar sonhos. A escola técnica chegou em Alexandria e, com ela, a esperança da juventude por dias cada vez melhores”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade de entrega da nova unidade do IERN. A chefe do executivo estadual lembrou do trabalho , ainda como senadora, para trazer os IFRNs para o Rio Grande do Norte. “Saímos de duas unidades para 21 e, agora, na condição de governadora, estou trazendo uma escola técnica para Alexandria. Realizar esse sonho aqui é algo que nunca morreu na juventude e no povo de Alexandria”, reforçou a governadora.

Fátima Bezerra definiu a solenidade como “um dia histórico para Alexandria e para a região. Porque esta não é uma escola qualquer, é uma escola padrão Instituto Federal, com todas as condições adequadas para preparar nossa juventude, homens e mulheres, não só para a vida, mas para o mundo do trabalho. A escola técnica oferece formação geral e, ao mesmo tempo, preparação profissional. Significa garantir aos estudantes melhores condições por meio da preparação profissional, para que estejam mais preparados e em melhores condições de inserção no mercado de trabalho”.

Para Fátima, as escolas estão dotadas de todas as condições, desde a conectividade, laboratórios, biblioteca até a parte esportiva. “Enfim, a escola está preparada para receber os estudantes e com um enfoque específico: trazer formação geral e ensino técnico ao mesmo tempo. Isso proporciona aos jovens melhores condições e oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, pontuou.

Interiorização

A secretária de Administração de Alexandria, Beatrice Souza, representando  a prefeita Jeane Ferreira, lembrou que “um dos grandes problemas enfrentados por nossos jovens é a falta de qualificação profissional. Então, esta nova escola também inaugura novas perspectivas para todos os estudantes que se qualificarão para o mercado de trabalho de forma totalmente nova. Ressaltamos que, desde o início, o município esteve junto ao governo do estado para a realização dessa obra, doando o terreno para a sua construção.” 

Da mesma forma, a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, destacou o papel do IERN Alexandia para a região. “Estamos possibilitando a interiorização da educação profissional e fortalecendo nossa rede de educação profissional. Ontem, inauguramos a unidade em Jardim de Piranhas, no Seridó, agora estamos em Alexandria, no Alto Oeste, e logo mais à tarde, estaremos no Médio Oeste. Estamos chegando ao Sertão, a pequenas e médias cidades que atenderão não só à cidade em si, mas à toda região, com um perfil muito territorializado.”

O investimento é de R$ 13 milhões. O IERN Alexandria oferecerá os cursos  de "Técnico em Agroecologia" e "Administração". A área de abrangência é de 19 municípios da 15ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, com sede em  de Pau dos Ferros. A secretária da SEEC ressaltou, ainda, “a oportunidade oferecida a esses jovens de uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.”

O instituto leva o nome de Marcos Antônio Abrantes Formiga, professor nascido em Alexandria que contribuiu para a educação no município e no estado. Sua atuação em causas sociais e culturais, além de gestão como diretor da Escola Estadual Waldemar de Sousa Veras, foram lembradas com carinho pelo irmão José Pereira da Silva Neto, diretor do IERN de Alexandria. 

Participaram da solenidade, o deputado Francisco Medeiros, representando a Assembleia Legislativa;  Dr. Cícero Sabino, prefeito de Pilões; Érica Canuto, promotora de Justiça; Alberto Patrício e José Bernardino, ex-prefeitos de Alexandria; Arli Paiva, vice-prefeita de Marcelino Vieira; Maria Demétrio, representando a UBES. Pelo governo do Estado: Socorro Batista (SEEC), Gustavo Coelho (SIN); Cleonice Kozerski (adjunta SEEC),  Flaubert Torquato (subsecretário SEEC), Eugenio Pacelli (PNEP), Aparecida Vieira (15ª DIREC); Gilson Matias (FJA), Gabriel Medeiros (Semjidh). Presidente da Câmara Municipal, Janduí Júnior; vereadores de Alexandria e demais cidades da região.

Os comentários estão desativados.