Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

junho 27, 2022

Governo do RN e Prefeitura de Goianinha firmam parceria para fortalecimento da assistência hospitalar

Ação visa ampliar capacidade da saúde pública no Agreste Potiguar O Governo do Estado e a Prefeitura de Goianinha firmaram uma parceria nesta segunda-feira (27) que tem como principal objetivo fortalecer os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) para assegurar assistência aos usuários nas proximidades do seu território.

Ação visa ampliar capacidade da saúde pública no Agreste Potiguar

O Governo do Estado e a Prefeitura de Goianinha firmaram uma parceria nesta segunda-feira (27) que tem como principal objetivo fortalecer os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) para assegurar assistência aos usuários nas proximidades do seu território.

Esse reforço na saúde pública da região representa um investimento de mais de R$ 960 mil. "É um esforço conjunto e necessário para atender uma região muito importante para o estado, com o objetivo de trazer um modelo sustentável para o Hospital de Goianinha. O compromisso do Governo e da Sesap é dar todo o suporte", afirmou a governadora Fátima Bezerra, que assinou o termo de compromisso em conjunto com a prefeita de Goianinha Hosanira Galvão durante reunião na Governadoria, Centro Administrativo do Estado.

O repasse de verbas a ser feito pelo Governo complementará o custeio dos leitos clínicos hospitalares que deverão estar disponibilizados no Regula RN. O acompanhamento da aplicação da verba será realizado em parceria entre a Sesap e a SMS de Goianinha.

Este é o primeiro investimento dentro de um plano de apoio que a Sesap está iniciando para a qualificação e ampliação da rede de hospitais de pequeno porte espalhados pelos municípios do estado, reforçando a capilarização do SUS no Rio Grande do Norte. "Este é o início de um trabalho de apoio que estamos fazendo, um projeto piloto. Futuramente vamos chamar mais municípios para conversar e ampliar essa ação", explicou a secretária-adjunta da Sesap, Lyane Ramalho.

Os HPP dão continuidade à assistência prestada aos usuários na atenção básica nos municípios, amplia o cuidado e a resolutividade da atenção, evita internações desnecessárias fora da região, atuando preventivamente no cuidado aos usuários antes que se tornem agudos ou nos cuidados aos egressos de internação hospitalar.

A assinatura do termo foi acompanhada também pelo vice-governador Antenor Roberto, a secretária-adjunta do Gabinete Civil Socorro Batista, a secretária de saúde de Goianinha Gabriella Rocha e o assessor político Júnior Rocha.

Fotos: Elisa Elsie

Os comentários estão desativados.