Governo do RN discute com prefeitos da Grande Natal adoção de medidas para conter a propagação do Covid-19

A abertura de novos leitos Covid na Grande Natal para atender à crescente demanda e a adoção de medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus foram discutidos nesta terça-feira (16) em reunião convocada pela governadora Fátima Bezerra, que contou com a presença de representantes dos municípios da região metropolitana e do Ministério Público Estadual. O objetivo foi a adoção de medidas para fortalecer o Pacto pela Vida.


A região metropolitana conta hoje com 90 leitos críticos em funcionamento para tratar pacientes em estado grave. Nos últimos dois dias, a taxa de ocupação ficou acima de 80%, o que fez disparar o sinal de alerta das autoridades de saúde. Pela estrutura atualmente existente, poderiam ser abertos mais 50 desses leitos, dos quais 10 já foram anunciados pela Prefeitura do Natal. Os demais seriam no Hospital Universitário Onofre Lopes e no Giselda Trigueiro, em Natal; na Maternidade Divino Amor, em Parnamirim; e no Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante.

O secretário municipal de Saúde de São José de Mipibu, Jeferson Oliveira, participou de forma remota da reunião de emergência convocada pelo Governo do Estado, para tratar de medidas sanitárias urgentes para conter o quadro de avanço de infecção da Covid-19.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-123.png
Secretário Municipal de Saúde de São José de Mipibu, Jefferson Oliveira

Os hospitais de referência estão com 100% de ocupação, e a alta de demandas para leitos críticos gera um acúmulo de pacientes na lista de espera da regulação, devido essa alta a SESAP recomenda aos municípios o cumprimento dos protocolos regionais e reinstalação de barreiras sanitárias, reforço da vigilância sanitária, forças de segurança, regulação de feiras e espaços de comércio, e exigência do uso de máscaras.

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu irá intensificar as ações para orientar a população sobre os cuidados no combate ao coronavírus, além de no exercício de suas atribuições realizar todas as medidas possíveis para conter o avanço do vírus no município.

Participaram da reunião emergencial, além da governadora Fátima Bezerra os prefeitos de Nísia Floresta, Daniel Marinho e de São Gonçalo do Amarante. E ainda: Iara Pinheiro, representando o Ministério Público, representantes da SESAP, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, prefeitos e Secretários Municipais de Saúde da Região Metropolitana de Natal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro a comentar o tópico.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.