Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

janeiro 21, 2022

Governo do Estado financia a participação de 140 artesãos na 27ª Fiart

Entidades e artesãos mipibuenses participarão da 27ª Feira Internacional do Artesanato O Governo do Estado viabiliza a participação de 140 artesãos individuais e entidades do Rio Grande do Norte na 27ª Fiart – Feira Internacional do Artesanato.

Entidades e artesãos mipibuenses participarão da 27ª Feira Internacional do Artesanato

O Governo do Estado viabiliza a participação de 140 artesãos individuais e entidades do Rio Grande do Norte na 27ª Fiart – Feira Internacional do Artesanato.  O evento será realizado de 28 de janeiro a 06 de fevereiro, no Centro de Convenções, seguindo todos os protocolos sanitários de acordo com o decreto estadual nº 1.265, de 17 de janeiro de 2022, que disciplina medidas para contenção da Covid-19 e Influenza.

A SETHAS, por meio do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte) divulgou nesta quarta-feira (20/01) no Diário Oficial do Estado a lista definitiva dos selecionados pelo edital n° 006/2021 que vão participar da 27ª Fiart.

O documento com os nomes foi publicado também no site da Secretaria, o www.sethas.rn.gov.br, menu Legislação, aba Editais. No ano passado, o apoio do Governo do Estado rendeu em comercialização para os artesãos, mais de R$ 290 mil.

Das 140 vagas disponibilizadas pela SETHAS/Proarte este ano,  10% foram destinadas a ações afirmativas para artesãos e entidades do artesanato que pertencem a povos tradicionais, indígenas e quilombolas, sendo 10 associações e entidades representativas do segmento, 115 artesãos individuais e 15 culinaristas e essências.

Lançamento

Hoje foi feito o lançamento oficial da 27ª Fiart. A secretária em exercício da SETHAS, Maria Luiza Tonelli, representou a governadora Fátima Bezerra no evento no qual foi exigida a apresentação do  passaporte de vacinação.

Segundo Maria Luiza Tonelli, a Fiart é importante para o segmento artesanal por várias razões, principalmente, porque possibilita ao  artesão a comercialização de seus produtos para um público mais amplo.

A subcoordenadora do Proarte da SETHAS, Graça Leal, disse que a Fiart é um portal que abre os eventos do artesanato do Rio Grande do Norte.⁣

De acordo com o diretor da Espacial Eventos, realizadora da Fiart, Neiwaldo Guedes, o artesão precisa das feiras para comercializar seus produtos e o evento vai seguir todos os protocolos sanitários no combate à Covid-19, como a exigência do passaporte de vacinação para acesso ao Centro de Convenções e um trailer de vacinação do lado de fora.⁣

Reunião

No próximo dia 24 de janeiro, o Proarte vai realizar reunião para orientar e preparar os selecionados para a Feira. A reunião será realizada pela manhã e à tarde. Os artesãos podem escolher um dos dois horários e fazer o pré-agendamento pelo (84) 9 8103-2379 ou pelo e-mail proartern@gmail.com. É imprescindível o agendamento e para o acesso é obrigatório o uso de máscaras e apresentação do cartão de vacinação (passaporte vacinal) contra a Covid-19.

O Governo do Estado tem como política no segmento, o apoio à participação de artesãos e artesãs em feiras dando apoio à comercialização da produção artesanal do Estado nestes eventos.

Os comentários estão desativados.