Filme: “Dionísia – Poema Além da Floresta” estreia dia 3 de junho, na Casa da Ribeira em Natal

 Ficção inspirada na história de vida da intelectual potiguar Nísia Floresta, tem direção do mipibuense Nilson Eloy e produção de Thalita Vaz

O filme “Dionísia – Poema Além da Floresta” tem estreia agendada para o dia 3 de junho, na Casa da Ribeira, em Natal, com sessões às 19h e 20h, e dia 11 de junho, na praça pública, no centro de Nísia Floresta, em sessão única às 20h. 

O curta metragem retrata a infância e a adolescência da escritora, educadora e poeta Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885) – nascida em solo potiguar, em um pequeno povoado chamado Papary.  O filme conta com elenco, direção e produção potiguar.

A história se passa no período de 1817 a 1824, e traz para o público uma Nísia pouco  conhecida – a criança, que ao lado dos pais, apreendeu a amar e respeitar a todos, sem distinção;  e a jovem, que resolveu enfrentar valores impostos por uma sociedade preconceituosa, e quebrar paradigmas comportamentais em nome da liberdade feminina.

“O filme mostra como Nísia se transformou em uma mulher tão importante e forte. A educação que ela teve na infância, vinda dos pais, principalmente do pai dela, que tinha uma visão sobre a vida de vanguarda. Isso foi fundamental para ela se tornar quem ela se tornou”, destaca Thalita Vaz, produtora do filme.

Segundo o diretor Nilson Eloy, a construção do roteiro contou com a consultoria da escritora Constância Lima Duarte, estudiosa de Nísia e autora do livro – Nísia Floresta Presente: Uma Brasileira Ilustre. “Conversei muito com ela, que também nos orientou quanto à construção do figurino”, comentou o diretor. Ele conta que a pesquisa ainda teve a ajuda do pesquisador Luiz Carlos Freire na organização das informações. “É uma ficção baseada na história de uma personagem real. A ideia é que este curta seja um ponto de partida para captar recursos para um longa-metragem ou minissérie”, adiantou o diretor.

O curta foi rodado nas fazendas Engenho Lagoa do Fumo e Olho D’água, ambas no município de São José do Mipibu. O filme conta com recursos via Lei Aldir Blanc do município de Nísia Floresta, através da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, e do estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Cenas de “Dionísia” foram rodadas em fazendas de São José de Mipibu. Fotos: Cedidas

O elenco principal conta com os atores: Titina Medeiros, como Antônia Clara (mãe de Nísia), Rogério Ferraz, como Dionísio (Pai de Nísia), Alice Dantas, como Dionísia aos 07 anos, Isadora Gondim, como Dionísia aos 14 anos e ainda Maria Di Lia, como Dionísia em sua fase adulta. Também compõem o elenco: Thazio Menezes, Stefany Tavares, Alex Benigno, Nilson Eloy, Camilla Natasha, Thalita Vaz, João Gabriel Medelima, Gabriel Tavares, Doc Câmara, Enio Cavalcante, Paulo Lima Firmino, Francisco Júnior, Fernanda Cunha, Marcelo Chaves, Janine Vaz, Lucas Gabriel Vaz, John Evangelista, Sebastião da Cunha, Dayse Emanuela, Fernanda Abreu e Renatho Andriolla.

A direção de fotografia é de Johann Jean; figurino: Rosângela Dantas; direção de arte: Romy Rauen; som direto: Paolo Araújo; preparação de elenco: Márcia Lohss; produção executiva: Thalita Vaz e direção de produção: Paulinha Maux; realização: Engenho Audiovisual e coproduções: Com Arte Cultural e Praia Filmes HD.

FICHA TÉCNICA

DIONÍSIA, POEMA ALÉM DA FLORESTA

EQUIPE

Realização: Engenho Audiovisual

Coprodução: Com Arte Cultural e Praia Filmes HD

Patrocínios: Lei Aldir Blanc do Município de Nísia Floresta e da Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal

Apoios:

Empresa Vila

Projeto “Rampa – arte museu paisagem”, promovida pelo ESPAÇO CULTURAL CASA DA RIBEIRA, por intermédio da Lei Câmara Cascudo – Estado do RN”.

Engenho Olho D´água; Engenho Lagoa do Fumo; Lojas Aliança e Arte Nobre Fantasias.

Diretor e roteirista: Nilson Eloy

Produzido por: Nilson Eloy e Thalita Vaz

Produtora executiva: Thalita Vaz

Assistente de direção: Davi Revoredo

ELENCO:

Dionísia criança: Alice Dantas; Dionísia jovem: Isadora Gondim; Dionísia adulta: Maria Di Lia; Antônia Clara: Titina Medeiros; Dionísio: Rogério Ferraz; Manuel Alexandre: Thazio Menezes; Pepé: Stefany Tavares; Padre João: Alex Benigno; Bianô: Nilson Eloy; Fofoqueira 01: Camilla Natasha; Fofoqueira 02: Thalita Vaz; Criança indígena: João Gabriel Medelima; Jovem indígena: Gabriel Tavares; Homem emboscada 01: Doc Câmara; Homem emboscada 02: Enio Cavalcante; Feitor: Paulo Lima Firmino; homem escravizado açoitado: Francisco Júnior; Secretária de Nísia Floresta: Fernanda Cunha; Trabalhador do sítio floresta 01: John Evangelista; Trabalhador do sítio floresta 02: Sebastião Ferreira da Cunha; Trabalhador do sítio floresta 03: Dayse Emanuela; Mulher escravizada que aparece com Manuel: Fernanda Abreu; Coroinha: Lucas Gabriel Vaz; Pai do noivo: Marcelo Chaves; Mãe do noivo: Janine Vaz; Amigo do noivo: Renatho Andriolla

FIGURAÇÃO

Clauderson Marciel Roseno de Lima, Claudio Marciel de Lima Vital, Diego Trindade da Silva, José Carlos Celso da Silva, José Renan, Leonardo Simião Almeida da Silva,  Luiz Fernando Nascimento de Moura, Maria Preta, Ronaldo de Oliveira, Severino Ângelo.

Preparadora de elenco: Márcia Lohss

Diretora de produção: Paulinha Maux

Assistentes de produção: Danilo Leite e John Evangelista

Platô: Tobias Nevesilva

Continuísta e logger: Franklin Mateus

Diretor de fotografia e câmera: Johann Jean

Assistente de fotografia e câmera: Júlio Schwantz

Maquinistas: Lucas Venâncio, Igor Caetano e Sérgio Gaveta

Eletricista chefe: Juca Santos

Diretora de arte: Romy Rauen

Assistente de arte: Tassia Consulin

Técnico de som direto: Paolo Araújo

Microfonista: Marina de Lourdes

Figurinista: Rosangela Dantas

Assistentes de figurino: Shirley Araújo e Camilla Natasha

Costureiras: Joelma, Monalisa Cavalcante e Fátima Medeiros

Maquiagem e cabelo: Ana Macedo e Kell Allen

Maquiagem de efeitos especiais: Kell Allen

Fotografia still e making of: Davi Selton, Ádila Santos e Maiakovski Pinheiro

Designer: Werban Freitas

Designer e identidade visual: Hervall Padilha

Limpeza do set: Dona Ana

Alimentação do set: Frigideira Potiguar

Motoristas: Demétrius Vaz e Nailton Silva

Montagem e finalização: Johann Jean

Trilha Sonora: Nilson Eloy e Ramiro Junior

Tema musical “Além da floresta”: composição: Hervall Padilha/ voz: Clara Menezes / violão: Eri Santana/ arranjos: Ramiro Junior

Mixagem e desenho de som: Nilson Eloy

Social mídia: Patrícia Reis

Assessoria de imprensa: Sollar Comunicação

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.