EXEMPLO DE GESTÃO: Prefeitura de Macaíba vai implantar central de videomonitoramento

O município de Macaíbas irá investir na área de segurança pública. Um dos principais focos da administração do prefeito Emídio Jr é planejar e realizar ações concretas na área e, entre elas, a construção do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP), com sede própria e integrada ao sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

O COISP será construído na sede da Prefeitura de Macaíba. O aviso do processo licitatório para construção da sede foi publicado no dia 25 de outubro, no Diário Oficial do Município e o processo será aberto neste mês de novembro.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2022. Mais de 1,5 milhão de reais serão investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública.

As dezenas de câmeras terão visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Visitas técnicas em cidades que contam com sistemas semelhantes, entre elas, Mossoró e no Centro Integrado de Operações em Segurança (CIOSP) são realizadas para conhecimento e levantamento de informações sobre o modelo de vigilância.

O prefeito destaca o trabalho que está sendo feito para a Segurança local. “Nosso videomonitoramento será um dos melhores e mais modernos do RN. Nós estamos trabalhando para isso e nossa população terá acesso ao serviço, que terá sede própria em Macaíba. Será nosso primeiro grande investimento de muitos que estamos planejando para essa área ”, declara o Chefe do Executivo Municipal.

Novas ações de Segurança Pública

A partir da criação da Lei Municipal de Segurança Pública (Lei 2184/21), em maio de 2021, a Prefeitura está viabilizando uma série de ações para melhorar a segurança no município, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, ação que faz parte da reforma administrativa organizada pela administração Emídio Jr.


A implantação da Guarda Municipal também está em fase de estudos. A nova comissão do concurso público da Prefeitura está levantando informações para a realização do certame da guarda. A troca da iluminação pública por uma iluminação de LED será realizada e o Fundo Municipal de Segurança Pública, mais uma das iniciativas inéditas no município, vai possibilitar que recursos financeiros sejam captados pela administração para a área.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.