Estudantes de São José de Mipibu estão entre os vencedores do Prêmio “MPT na Escola – 2024”

novembro 15, 2024

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) promoveu, na quinta-feira (07), a solenidade de premiação dos ganhadores da etapa estadual do Prêmio “MPT na Escola – 2024”.

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) promoveu, na quinta-feira (07), a solenidade de premiação dos ganhadores da etapa estadual do Prêmio "MPT na Escola - 2024". Estudantes de escolas potiguares receberam o reconhecimento pelas produções artísticas em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Os trabalhos foram divididos em três temas: combate ao trabalho infantil; segurança e saúde nas escolas e no trabalho; e aprendizagem profissional. Os ganhadores agora concorrerão na etapa nacional.

O projeto MPT na Escola é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil e da Promoção de Direitos da Criança e do Adolescente (Coordinfância/MPT), que tem por objetivo discutir com a comunidade escolar sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de implementação da política pública da aprendizagem profissional para adolescentes a partir dos 14 anos de idade

O procurador do Trabalho Luis Fabiano Pereira, titular regional da Coordinfância, comentou sobre a realização dos projetos: "Nosso objetivo é assegurar que crianças estudem e se preparem adequadamente para o mercado de trabalho. Estamos muito felizes e gratos com o empenho da comunidade escolar, pois este ano batemos o recorde de participação". Neste ano, participaram mais de 29 mil alunos, de 246 escolas localizadas em 54 municípios potiguares.

A premiação foi dividida em três grupos com diferentes temáticas. O primeiro grupo, composto por estudantes dos 4° e 5° anos do ensino fundamental, desenvolveu o tema “trabalho infantil”. O segundo, formado por estudantes dos 6º e 7º anos, trabalhou a questão da “Aprendizagem Profissional”. Já o terceiro, do qual participaram estudantes dos 8º e 9º anos, abordou em suas obras a “segurança e saúde nas escolas e no trabalho”.

Na categoria Música, o tema "O ADOLESCENTE PROFISSIONAL" , de autoria do aluno José Yuri Oliveira do Nascimento, da Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro (CAIC); na categoria Desenho, HÁ TEMPO PARA TODAS AS COISAS. A ADOLESCÊNCIA É O TEMPO DE ESTUDAR, vencedora pela aluna Alane Marielly de Souza, da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo; na categoria Poesia, A MINHA ESCOLA, dos alunos Luiz Henrique Teixeira dos Santos e Thalia da Silva Maranhão, Escola Estadual Hilton Gurgel de Castro (CAIC).

HOMENAGEM

"Com muita alegria, celebramos a conquista da aluna Alane Marielly, do 7º ano, que venceu a 3ª edição do Prêmio "MP na Escola", com o tema “Há tempo para todas as coisas, a adolescência é o tempo de estudar”, seu desenho nos inspira e reforça a importância dos estudos e dos direitos das crianças e adolescentes', disse o prefeito de São José de Mipibu, José Figueiredo.

Na cerimônia municipal, realizada na Secretaria Municipal de Educação de São José de Mipibu, a aluna Alane Marielly, e a equipe escolar ganharam tablets. Já na etapa estadual, em Natal, Alane foi premiada com um celular e a escola com um troféu e um livro.

O MPT-RN, por meio da equipe da Coordinfância, agradece imensamente o empenho dos professores, pais, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, secretários municipais de educação e, principalmente, dos alunos, as grandes estrelas do projeto.

Os comentários estão desativados.