Edital do Concurso de Redação do Bicentenário da Independência. “Duzentos Anos da Independência do Brasil: uma reflexão”

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e a Academia Norte Riograndense de Letras (ANRL), em comemoração aos duzentos anos da independência, promovem, em parceria, o concurso de redação escolar com a temática: “Duzentos anos da independência do Brasil: uma reflexão.”

O período de inscrição das escolas será de 18 de julho a 10 de agosto. E o recebimento das redações pelo link disponibilizado, ficará disponível, de 11 a 25 de agosto. A divulgação do resultado será no dia 6 de setembro de 2022.

A coordenação do concurso ficará a cargo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e poderão participar estudantes matriculados no Ensino Médio da rede privada e pública de ensino do Rio Grande do Norte. A participação do estudante se dará através da escola em que estuda.

A primeira etapa, ocorrerá na escola.

Para inscrição, o representante da escola deverá preencher os dados solicitados no seguinte link: <https://forms.gle/7juMTcsTwiiaG1ub6>.  A escola inscrita no concurso deverá promover internamente uma seleção para escolher a redação que irá representar a instituição no concurso. Sugere-se que seja formada uma comissão interna composta de professores das disciplinas de Língua Portuguesa e História para avaliar as redações da referida seleção. Cada escola inscrita no concurso enviará apenas a redação vencedora de sua seleção interna, a qual deverá ser escrita em letra cursiva, nos limites de uma lauda e conterá a identificação da escola, aluno e série. O envio será realizado através do link: <https://forms.gle/1CJMQQD1QeMjuuvZ9>.

Segunda etapa – no IHGRN

Uma comissão julgadora formada por representantes do IHGRN e ANRL procederá a avaliação dos textos dissertativos, com os seguintes critérios:

  1. a) escrita de acordo com as normas urbanas de prestígio (norma culta da linguagem escrita);
  2. b) compreensão da proposta de redação e desenvolvimento dentro dos limites do gênero proposto;
  3. c) articulação das partes do texto, com a utilização de recursos coesivos;
  4. d) abordagem do tema de modo a demonstrar respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

PREMIAÇÃO

Todos os alunos que chegarem à segunda etapa do concurso receberão um certificado em função de serem ganhadores da primeira etapa, sendo reconhecidos com base nas comissões internas de avaliação da instituição de ensino como a melhor redação e a representante da instituição para a etapa estadual.

1º lugar – Um kit de livros de autores potiguares; publicação de sua redação na Revista da ANRL; e certificado de primeiro lugar; 2º lugar – Um kit de livros de autores potiguares; a publicação de sua redação na Revista da ANRL; e certificado de segundo lugar e 3º lugar – Um kit de livros de autores potiguares; a publicação de sua redação na Revista da ANRL; e certificado de terceiro lugar

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