Dom Jaime apresenta renúncia ao Papa Francisco

Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo Metropolitano de Natal — Foto: Aldair Dantas

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, se prepara para deixar o cargo que ocupou pelos últimos 10 anos. Ele está concluindo uma carta de renúncia que deverá ser enviada ao Papa Francisco nos próximos dias, para dar início ao processo de sucessão. No último dia 30 de março o arcebispo completou 75 anos de idade .

No documento, Dom Jaime faz um relato pessoal de sua trajetória e formaliza o pedido de renúncia. No meio dos sacerdotes esse comportamento é considerado tradição, após chegarem a essa idade (75 anos) desde o Concílio do Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965.

Após ter o pedido aceito pelo papa, Dom Jaime vai se tornar um arcebispo emérito, mas diz que não pretende se aposentar. Após aprovação do pedido, ele pretende se dedicar a área social da igreja. Natal conta ainda com outros dois arcebispos eméritos: Matias Patrício de Macêdo e Heitor de Araújo Sales.

Em entrevista ao portal G1 RN, ele declarou que os eméritos não se aposentam. “Passamos a viver uma terceira parte da vida humana, mas também a servir a igreja numa outra dimensão. Eu posso muito bem colaborar com algumas áreas. Na minha vida, eu sempre me identifiquei muito com a dimensão social da fé, atuei no Observatório Social do Nordeste, temos boa relação com universidades, com instituições nesta área”, lembra.

No entanto, Dom Jaime ainda deverá permanecer na administração da diocese metropolitana até a anunciação do seu substituto. Vale lembrar que o processo poderá demorar meses e até mais de um ano. Nesse caso, ele mesmo será um dos consultados quanto ao sucessor, mas prefere não adiantar nomes, ou alimentar especulações.

Ao longo dos 10 anos em que esteve à frente da Igreja Católica em Natal e região, Dom Jaime afirma que atuou em várias frentes, começando pela preparação de um plano pastoral, passando pela organização financeira e contábil e mesmo estruturação física.

Do Blog Túlio Lemos

Compartilhar em:

1 comentário

  • Didi Avelino disse:

    Tomara que o Papa Francisco lembre com carinho do nome do nosso conterrâneo Canindé Palhano para Arquidiocese Metropolitana de Natal.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.