Diretora de escola é ameaçada por proibir uso de celular em sala de aula
Por conta da Lei Federal nº 15.

Por conta da Lei Federal nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas a diretora da Escola Estadual Professor Francisco Barbosa, professora Maria dos Prazeres (‘Donga’) foi ameaçada por alunos e pais de alunos. Temendo ser agredida ela registrou um Boletim de Ocorrência – BO na Delegacia de Polícia Civil de São José de Mipibu
PROIBIÇÃO - A Lei visa criar um ambiente escolar mais equilibrado, reduzindo distrações, fortalecendo a convivência social e assegurando o uso pedagógico das tecnologias. Também enfatiza a necessidade de abordar o sofrimento emocional causado pelo uso excessivo de dispositivos e pela exposição a conteúdos inadequados.
CONSCIENTIZAÇÃO - A legislação que proíbe o uso de celulares nas escolas impõe desafios a toda comunidade acadêmica. O melhor caminho será o da conscientização dos alunos e seus pais para os benefícios das restrições, convidando-os a deixarem o celular de lado por um tempo e se concentrarem nas aulas e nos relacionamentos que a escola proporciona. É importante que as instituições auxiliares (Conselho Tutelar, Psicólogos por meio da Semthas, religiosos, Polícia Militar,...) sejam convidadas a participar e auxiliar nesse processo.
Para apoiar os gestores das neste momento, a escola poderia realizar concurso de cartazes sobre o assunto, expedir cartas aos pais e responsáveis, para serem enviados por meios de comunicação da escola, discutir em sala de aulas, a legislação sobre o tema.
