Dia do Glorioso São José
Jeanne Araújo – Professora e Membro na empresa da Academia Cearamirinense de Letras e Artes – ACLA Hoje, dia 19 de março é o dia de São José e, segundo as crenças, se chover hoje no sertão é sinal de um bom inverno e de colheita abundante.

Jeanne Araújo – Professora e Membro na empresa da Academia Cearamirinense de Letras e Artes – ACLA
Hoje, dia 19 de março é o dia de São José e, segundo as crenças, se chover hoje no sertão é sinal de um bom inverno e de colheita abundante.
O sertanejo, nas primeiras chuvas, faz seu plantio e espera que chova e sua terra produza. Na crença popular, a chuva é a garantia de uma boa safra, plantio e fartura, o que culmina na festa de São João, época da colheita.
Mas o que tem São José com isso?
Simples: a festa e as novenas que homenageiam o santo coincidem com as chuvas de março na região do Nordeste, então a tradição popular associou uma coisa à outra.
Quando meu vô Sisenando estava entre nós, no dia anterior ao dia de São José, a gente colocava pedrinhas de sal num pratinho, ao relento, e deixava de um dia para outro. Se as pedrinhas desmanchassem era sinal de um bom inverno.
Esse ano eu coloquei as pedrinhas de sal e todas se desmancharam. Eu também me desmanchei em choro, lembrando de um tempo que parece muito, muito distante. E de saudades do meu Vô que me ensinou a ler o mundo com coisas simples, mas tão importantes.
Bença, vô!
