Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 5, 2024

Detran faz palestra sobre regulamentação da profissão para mototaxistas de Lajes

O tema focado na apresentação foi a Lei Federal no 12.

O tema focado na apresentação foi a Lei Federal no 12.009 de 20 de julho de 2009, que regulamenta a profissão de mototaxista

Os profissionais do mototáxi que atuam no município de Lages receberam uma palestra informativa ministrada pelos técnicos do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran). A qualificação abordou temas importantes para o desempenho das atividades de mototáxi como a regulamentação da profissão, procedimentos de segurança na condução de passageiros em motocicleta e a conduta correta na pilotagem do veículo.

O tema mais focado na apresentação foi referente a Lei Federal no 12.009 de 20 de julho de 2009 que regulamenta, em normas gerais, as profissões de Mototaxista, Motofretista e Motoboy, se aplicando também aos transportes por aplicativos.

Foi mostrada a necessidade de curso específico para os profissionais de mototáxi, contando com carga horária de 30h divididas em três módulos onde são abordadas as disciplinas de Ética e Cidadania na Atividade Profissional do Motociclista; Noções Básicas de Legislação de Trânsito; Gestão de Risco sobre duas Rodas; Segurança e Saúde; Procedimentos para o Transporte de Pessoas; Prática Veicular Individual Específica; e Atendimento ao Cliente.

A palestra foi conduzida pelos instrutores de trânsito de Detran, Uyeder Cabral e Flávio Garcia, que informaram sobre a obrigatoriedade da capacitação no sentido de zelar pelo transporte de passageiros em motocicleta, evitando acidentes e preservando vidas no trânsito. “O objetivo da Subcoordenadoria de Educação do Detran é levar a informação, esclarecer as dúvidas dos profissionais de mototáxi e fomentar a segurança no trânsito das cidades”, comentou o instrutor Ueyder.

Na oportunidade, os mototaxistas de Lajes receberam um kit de serviço composto por camisa com proteção solar, coletar reflexivo, protetor solar e garrafa de água para hidratação. A ação contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Trânsito de Lajes, e Conselho Estadual de Trânsito do RN (Cetran).

Os comentários estão desativados.