DER amplia frente de trabalho para recuperar rodovia RNT-226, entre São Vicente e Florânia

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RN) ampliou as frentes de trabalho em operação simultânea na execução do Plano de Restauração de Trechos Críticos, que prevê investimentos de R$ 50 milhões para melhorar as condições de trafegabilidade das rodovias estaduais. Uma delas opera na Rodovia Estadual Transitória (RNT-226), entre os municípios de São Vicente e Florânia.

“Estamos fazendo a reciclagem de cinco quilômetros da rodovia para a aplicação do asfalto. Depois faremos o tapa-buracos em toda a extensão da RNT-226, entre São Vicente e Florânia”, explicou Natércia Nunes, diretora-geral do DER . Os trabalhos serão concluídos em mais 20 dias. “Em seguida, será a vez da RN-087, entre Florânia e Tenente Laurentino Cruz. O investimento na RNT-226 é de R$ 2,1 milhões, recursos próprios, do Tesouro Estadual”, informou a diretora do DER.

Operários trabalhavam na recuperação da rodovia, nos locais mais deteriorados, onde já não havia mais asfalto e era necessária uma intervenção mais dispendiosa.

A RNT-226 está em processos de incorporação pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tramitando em Brasília. A federalização foi tratada duas vezes pelo Governo do Estado com o Ministério da Infraestrutura, a última delas em outubro do ano passado.

A absorção de patrimônio estadual à malha rodoviária federal encontra fundamento no Decreto 5.621/2015, que regulamenta o Plano Nacional de Viação, segundo o qual poderão ser incorporados à rede rodoviária sob jurisdição federal, trechos de rodovia estadual implantada, cujo traçado coincida com diretrizes de rodovia federal planejada e constante do Sistema Rodoviário Federal. No caso da RNT-226, já existe estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a incorporação

RNT-226 – Trecho caótico, entre os municípios de São Vicente e Currais Novos – Foto: Maíra Medeiros

Outra, na RN-228, onde a restauração está sendo feita numa faixa de 15 quilômetros entre Carnaúba dos Dantas e a Divisa com a Paraíba. As equipes também atuam na RN-088 (Jardim do Seridó-Parelhas), refazendo a base e a sub-base para receber o recapeamento asfáltico.

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