DEPOIMENTO: Jornal O Alerta, há 45 anos inserido na comunidade mipibuense
João Maria Freire – jornalista, Doutor em Educação pela UFRN, articulista do Alerta na década de 1980.

João Maria Freire - jornalista, Doutor em Educação pela UFRN, articulista do Alerta na década de 1980.
O que define um meio de comunicação, assim como as instiuições, sejam públicas ou privadas, é sua inserção na vida da comunidade. Um jornal, uma repartição pública, uma empresa privada, não terão razão de ser, se só existirem para si mesmos.
Nestes 45 anos, o Jornal O Alerta tem pontuado sua trajetória por ser um elo de ligação entre a comunidade e as instituições. A cobrança de uma lâmpada queimada no poste, um buraco aberto em via pública, a falta de medicamento no posto de saúde, a fiscalização de produtos nas feiras e mercados...tudo tem sido pauta para o jornal nestas quatro décadas e meia.
Claro, quando surgiu, jamais aqueles moços cabeludos e a moça de saias longas pensaram nisso. Queriam mesmo era um jornal, nem que fosse mimeografado, para contar as aventuras do grupo de teatro que encenava, na Semana Santa, no período natalino e nas missas da matriz.
Anos depois, cada um seguiu seu rumo. Dedé (que acabou incorporando o nome do jornal ao seu, por uma imposição natural da comunidade) deu prosseguimento, profissionalizando o produto jornal, hoje um raro modelo de resistência da imprensa escrita, nestes tempos marcados pela Internet, que sepultou tantos jornais e revistas, mundo afora.
O jornal e seu editor "compram a briga" quando o assunto são as demandas de São José de Mipibu. Tem secretários e vereadores que ao verem chegar o editor torcem a cara e coçam a cabeça: "- Chegou Dedé. Se prepare que vem cobrança". Não para benefício pessoal, mas para atender aos reclamos da comunidade, como se dizia antigamente.
Dedé e o Alerta viraram uma espécie de "Ouvidor comunitário", um assessor do povo sem remuneração. Em vários aspectos da vida da comunidade vai se encontrar uma marca da presença do jornal e do seu editor. A mais nova delas é o plantio de Ipês, numa das ruas principais da cidade.
Quando o jornal completar 50 anos, a entrada será uma das mais belas, com ipês amarelos frondosos e floridos, dando as boas-vindas aos chegantes. O primeiro passo foi dado: Dedé e o jornal O Alerta mobilizaram pessoas, que compraram a ideia e os ipês estão crescendo bem bonitos.
Neste breve texto muito se falou em Dedé e o jornal O Alerta, por uma razão simples: ambos se confundem, ambos se bifurcam, ambos coexistem.
Vida longa ao jornal e a seu editor, inseridos ambos na comunidade mipibuense, há 45 anos.

Parabéns a João Maria Freire.
Um texto pontuado de beleza cultural e estética.
Tenho por ele e por sua história de vida , muita admiração.
Em tudo que foi dito a respeito de Dedé e o Alerta, concordo em número, gênero e grau.
Assino embaixo!