DEPOIMENTO: História e memória mipibuense

março 24, 2025

Paulo Palhano – PhD Paulo Palhano – Sociólogo, Professor e Assessor de Assuntos Institucionais do CCAE.

Paulo Palhano - PhD Paulo Palhano - Sociólogo, Professor e Assessor de Assuntos Institucionais do CCAE. Universidade Federal da Paraíba.

O Jornal O Alerta é uma publicação que desempenha um papel fundamental na registratura da história cotidiana do município de São José de Mipibu - RN. Mais do que um simples veículo de informação, o jornal assume um papel ativo na promoção do despertar da consciência crítica da população para temas cruciais que afetam a comunidade.

Com uma abordagem comprometida com a verdade e a justiça, o Jornal O Alerta traz à tona as denúncias de fatos que precisam ser conhecidos e discutidos. É um espaço onde as vozes daqueles que precisam ser ouvidos pelas autoridades são amplificadas, garantindo que suas preocupações e demandas sejam publicizadas e registradas.

Além disso, o jornal é um importante canal de informação, abordando uma ampla gama de temas que incluem esporte, religião, cultura, lazer e educação. Isso torna o Jornal O Alerta um recurso valioso para a comunidade, oferecendo uma visão completa e diversificada da realidade local. 

Lembro das memoravéis coberturas:  - A festa do retorno a Matriz das imagens de Sant'Ana e São Joaquim; - Os desfiles das escolas na Semana da Pátria; - A luta ecologica pela defesa da Lagoa de Jacaracica; - A criação do bairro Pau Brasil; - A história de personalidades mipibienses; - As campanhas de vacinação; - As eleições de prefeitos e vereadores; - Os jogos do Arsenal e outros times: - As denuncias dos esgotos; - A inauguração dos calçamentos e das escolas; - A defesa do patrimônio arquitetônico que expresso no conjunto de sobrados, casarões, casa, prédios escolares.

Há uma memória que foi sendo construída a cada publicação do jornal. O imaginário social é alimentado pelas notícias. Mas, se não houver um canal de comunicação que faça esse registro das ocorrências, o capital social [povo] fica com seu capital cultural [informação] não sendo fortalecido. Daí ser super importante investir na promoção da cultura da informação.

Ao longo de sua trajetória, o Jornal O Alerta promoveu significativos impactos na sociedade mipibuense, dentre eles, destacam-se:

- O despertar de muitos jovens para a atuação na sociedade mipibuense, incentivando a participação cívica e a liderança entre os mais jovens;

- O surgimento de diversos jornais e blogs, que seguiram o exemplo do Jornal O Alerta e passaram a oferecer uma pluralidade de vozes e perspectivas na mídia local;

- A formação de grupos culturais, que encontraram no Jornal O Alerta um espaço para promover e divulgar suas atividades, contribuindo para o enriquecimento da cena cultural do município; 

- Por registrar os fatos e acontecimentos cotidiano, inclusive recebendo contribuições e sugestões de materias, tornou-se um guardião da memória e da história mipibuense; e

- Uma referência dos Direitos Humanos e da democracia em São José de Mipibu, pois publicou denuncias fundamentais, alertando autoridade e sendo a voz dos inumeráveis.  

Lembrando que o Jornal O Alerta foi fundado por uma equipe de jovens dedicada e visionária, composta por José Alves (Dedé), Neli Carvalho, Gilson Matias e eu, Paulo Palhano. Foi um tempo de ricos aprendizados, que nos permitiram crescer e nos desenvolver como profissionais e como cidadãos atuantes na sociedade.

Apesar de ter foco no território Mipibuense, O AlERTA sempre que preciso publica notícias dos vários municípios do Agreste Potiguar e da grande região de Natal.

Tanto é que, após nossa passagem pelo Jornal O Alerta, fomos atuar em diversas esferas da sociedade. Atualmente, por exemplo, sou professor universitário na Universidade Federal da Paraíba, onde tenho a oportunidade de compartilhar meus conhecimentos e experiências com novas gerações de estudantes.

Em resumo, o Jornal O Alerta é muito mais do que um simples jornal. É um guardião da memória coletiva, um defensor dos direitos da população, um espaço democrático e cultural e um canal de informação e educação. Sua importância para o município de São José de Mipibu é inestimável, e seu papel na promoção da conscientização e do desenvolvimento da comunidade é fundamental. Poderiamos dizer que se exercita numa linguagem popular, plural e democratica com os diversos segmentos sociais.

Por fim, parabenizo aos leitores e colaboradores que mantêm esse jornal historico e produtor de memória. Bem com, parabenizo o jornalista José Alves, (o Dedé d'O Alerta).

Vida longa ao ALERTA. 

Um povo com imprensa livre vive sua democracia.

Os comentários estão desativados.