De volta ao passado… (89)

O Bloco “Os Corujas”, que existiu em São José de Mipibu, na década de 60 e era formado, em sua maioria, por jovens sem muitas condições financeiras para brincar o Carnaval e bancar, principalmente, o carro alegórico e os músicos para animar o carnaval de rua e, à noite, brincarem na Associação esportiva Mipibuense.

Para conseguir recursos para bancar as despesas, os componentes realizavam festas bailes para angariar algum dinheiro. Dias antes da festa, era imprescindível a ajuda dos integrantes, para decorar o ambiente da Associação, único clube social existente na cidade.

Segundo o ex folião do bloco “Os Corujas”, José Hilton Gurgel, “a despesa era imensa. O pagamento do aluguel pela utilização do clube, sempre era cobrado pelo presidente Palmiro Peixoto ou José Honório (ambos, falecidos). O valor deveria ser pago, tão logo terminasse o baile. O mesmo ocorria com a bebida e o tira-gosto. Esses eventos sociais sempre davam algum lucro pois, naquela época, eram raras as festas na cidade e municípios vizinhos e, quando eram realizadas, eram “casa cheia”.

Os jovens usavam a moda do momento para conquistar seus paqueras. Elas, vestiam minissaias e cabelos e maquiagem impecáveis . Já os rapazes, vestiam calça boca de sino e sapato cavalo de aço. Geralmente, o vestuário deveria ser em cores branca ou claras, para “realçar” (‘usando o termo de Zola’), na luz negra, o máximo para a época.

Numa dessas festas baile, no ano de 1968, foi contratado o o Conjunto The Victor’s, de Pernambuco. O contato com o conjunto musical, ocorreu por meio do empresário J. Belmont (também, radialista e disc jockey – ‘animador radiofônico que apresenta programa musical’), que promovia uma festa no Pax Club, de Macaíba. “Coincidentemente alguns componentes do Bloco Os Corujas, participaram desse baile. Achamos muito bom o repertório tocado, foi então que Carlos Cruz (‘Carlinhos Rosca’) manteve contato com J. Belmont e acertou um contrato para o conjunto The Victor’s vir tocar em São José de Mipibu. A festa foi um sucesso de público e de renda”.

Na foto, da esquerda para a direita (em pé): Antônio da Silva, Elpidio, Luis Carlos. De roupas pretas, os componentes do conjunto musical The Victor’s e Carlos Cruz. Agachados:  Ecinho Amaral, Firmino Gurgel, Tarcísio Freire, ‘China’, José Hilton, Claudionor e Renival. (Foto: Arquivo José Hilton)

Lá se vão 54 anos… Saudades!

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.