De volta ao passado… (74)

São José de Mipibu… Década de 70… A situação de alguns idosos era preocupante. Em alguns casos, caótica. Homens e mulheres, frágeis, doentes e abandonados. Outros não tinham ou não podiam contar com os próprios familiares por razões diversas, vivendo sem a mínima autoestima.

Preocupado com tal realidade, o então padre Antonio Barros (in memoriam) convidou a Irmã Paula Ignez Krzerinski, da Congregação da Divina Providência, instalada no município desde a década de 60 e idealizaram um espaço provisório para acolhê-los. Organizaram campanhas e conseguiram a infraestrutura necessária para acolher aquelas vidas com dignidade. Logo em seguida empreenderam outras campanhas, culminando com a instalação da pedra fundamental do que seria o Abrigo Anízia Pessoa. Uma homenagem à generosa senhora que doou o terreno à Rua Dr. Antônio de Souza, 75,  centro

As obras tiveram início em 1980, com a construção dos compartimentos prioritários. Ao longo dos anos o prédio vem sendo melhorado por sucessivas administrações, visando permitir o conforto necessário aos abrigados. O abrigo pertence à Paróquia de Santana e São Joaquim, mas o padre Antonio Barros, percebendo a abnegação das Irmãs, passou a administração do abrigo à referida Congregação, a qual permanece com essa missão.

Treze anos depois de ter dirigido o Abrigo Anízia Pessoa (1981-1993), a gaúcha Irmã Paula Ignez Krzerinski, da Congregação da Divina Providência, retorna a São José de Mipibu, sendo recepcionada com várias homenagens pela comunidade mipibuense.

Na foto, vemos a ex-prefeita Norma Ferreira, Adriana Viégas – secretária Municipal de Assistência Social, da época, o pároco da paróquia, padre Josenildo Bezerra dos Santos, empresário João Berckmans Dantas Neto (Béba), Irmã Paula Krzerinski, diácono Francisco Adilson da Silva e o então vice-prefeito, José Arízio. A foto foi batida no dia 2 de novembro de 2006. Lá se vão 15 anos…

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.