De volta ao passado…
Praça Monsenhor Paiva na década de 30, o que existia no local, onde hoje a praça está erguida, era apenas “um largo de terra batida”, que os mipibuenses conheciam como rua 22 de Fevereiro (alusão à data em que a Aldeia de Mipibu foi elevada à condição de Vila de São José do Rio Grande).
Praça Monsenhor Paiva na década de 30, o que existia no local, onde hoje a praça está erguida, era apenas “um largo de terra batida”, que os mipibuenses conheciam como rua 22 de Fevereiro (alusão à data em que a Aldeia de Mipibu foi elevada à condição de Vila de São José do Rio Grande). Por muito tempo assim ficou, até que em 1942 passou a se chamar Praça Getúlio Vargas, em homenagem ao Presidente da República, da época. Em 1951, na gestão do prefeito Pedro Juvenal Teixeira de Carvalho, foi construída a “Praça Nova” como era popularmente conhecida e recebeu o nome de Praça Monsenhor Paiva.
Em primeiro plano vemos o centenário Cruzeiro, defronte à Igreja Matriz, de onde foi batida a foto. Ao fundo se vê a antiga casa do saudoso ex-prefeito Hélio Ferreira e a residência da família Souza Coutinho. Em torno da praça, vemos outras casas, que atualmente só existem na lembrança dos saudosistas, pois foram reformadas.
Lá se vão mais de 80 anos.