Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 3, 2022

De volta ao passado… (111)

As fotos mostram jovens do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), fundado no dia 30 de outubro de 1982, por ocasião do 40º aniversário de ordenação sacerdotal do Monsenhor Antônio Barros, sob a coordenação da saudosa Euza Palhano.

As fotos mostram jovens do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), fundado no dia 30 de outubro de 1982, por ocasião do 40º aniversário de ordenação sacerdotal do Monsenhor Antônio Barros, sob a coordenação da saudosa Euza Palhano. Muitos que estão nessa primeira foto, hoje são pais e avós ou seguiram a vida evangélica.

Naquela data, por ocasião da solenidade de restauração da Cruzada Eucarística agora, com o nome de Movimento Eucarístico Jovem, depois de um período de estagio, 32 jovens da paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, ingressaram no movimento. A partir daí as reuniões do MEJ passaram a ser realizadas semanalmente. Hoje, o Movimento Eucarístico Jovem conta com jovens que buscam encontrar, na Eucaristia, fonte de vida e esperança.

O Movimento Eucarístico Jovem propõe-se a conquistar os jovens para o serviço da Igreja, isto é, para o apostolado. Através dessa atividade apostólica, o MEJ dinamiza o Apostolado da Oração, aproveitando as forças jovens, orientando dentro do espírito comunitário quer, na Igreja, no trabalho, no lar, na escola etc. A escolha livre e consciente do jovem deve levá-lo a assumir com entusiasmo e ardor as tarefas que lhe forem confiadas.

 Atualmente os jovens além de se reunirem todos os sábados para orarem e debaterem temas sociais e religiosos, assumem a liturgia das missas dominicais das 7h e das 10h, trabalham na catequese, celebram anualmente sua Páscoa homenageando a Maria e abordando temas sociais e participam de diversos eventos pastorais realizados na paroquia, como: Campanha da Fraternidade, Natal em Família, Campanhas de Solidariedades e Encontros de Jovens. Também realizam retiros e encontros de convivência, para se aprofundarem na espiritualidade cristã e desenvolverem a comunhão fraterna.

Lá se vão 40 anos das duas primeiras fotos...

Com informações e fotos do MEJ São José de Mipibu

Os comentários estão desativados.