Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

setembro 27, 2021

CRAS leva programas e benefícios socioassistenciais às comunidades rurais de São José de Mipibu

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vem prestado benefícios socioassistenciais às famílias, nas diversas localidades rurais de São José de Mipibu.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vem prestado benefícios socioassistenciais às famílias, nas diversas localidades rurais de São José de Mipibu. Recentemente, a equipe do CRAS realizou atendimento, no Centro Social, na comunidade de Manimbu, uma ação com a presença de 82 pessoas.

As ações comunitárias compõem o quadro de serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), que são voltadas para a dinamização das relações no território. Essas ações possuem o objetivo de promover a comunicação comunitária, a mobilização social e o protagonismo da comunidade.

A equipe multidisciplinar do CRAS, formados por Assistentes Sociais e Psicólogos, levam informações importantes às famílias. Na ocasião, esclarecem dúvidas e iniciam o atendimento pessoal.

A coordenadora do CRAS, Milena Simplício, destacou: "O nosso objetivo é alcançar um número maior de pessoas (usuários) no território de abrangência do serviço, ou seja, as pessoas que não vem ao equipamento ou não conhecem os serviços oferecidos no CRAS tem acesso na porta de casa, estes, através dessas ações".

E acrescenta: "Além disso, o CRAS visa fortalecer os vínculos entre as diversas famílias do território, desenvolver a sociabilidade, o sentimento de coletividade e a organização comunitária, por meio principalmente do estímulo à participação cidadã. Neste sentido, as ações comunitárias assumem um importante papel na prevenção das potenciais situações de vulnerabilidade e riscos sociais que podem ocorrer no território".

A comunidade de Bela Vista foi contemplada, no dia 21 de setembro, com mais uma ação do CRAS. A ação aconteceu na capela da localidade.

Essas ações têm o objetivo de proporcionar aos usuários o acesso aos serviços, projetos, programas e benefícios socioassistenciais.

Os serviços ofertados foram:
*Atendimento Socioassistencial;
*Declaração de Insuficiência de renda para 2a via de Certidão de Nascimento;
* 2a e 3a via de RG;
*Encaminhamento para atualização/Inclusão do Cadastro Único;
*Orientações para requerimento do BPC;
*Informações sobre benefícios eventuais

No dia 23, a assistente social, Kallyne Carlos, do Centro de Referência de Assistência Social, realizou atendimentos na comunidade de Caieiras.

O atendimento pessoal acontece toda quinta-feira, a partir das 9h, com a equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social e Psicólogo, com apoio da agente administrativa, Lília.

O Serviço de Proteção Integral a Família se materializa através de ações são voltadas a ofertar serviços para garantir direitos sociais às famílias que necessitam da assistência social.

Os comentários estão desativados.