Comunicação Tóxica
Maria da Conceição Torres Pereira – Psicóloga (Instagram: ceicatorrespsi) A comunicação tóxica não tem por objetivo comunicar, dialogar ou informar alguma coisa.
Maria da Conceição Torres Pereira - Psicóloga (Instagram: ceicatorrespsi)
A comunicação tóxica não tem por objetivo comunicar, dialogar ou informar alguma coisa. Busca ferir, atacar, ser agressivo com o outro ou comparar.
O uso de ironias, ridicularização ou insinuações fazem parte de um tipo de comunicação entre iguais em que um indivíduo é prejudicado. Quando falamos e agimos de forma que isso causa tensão e raiva, então estamos alimentando a violência e o sofrimento.
Muitas vezes, nós ingerimos a comunicação que nos faz sentir mal ou inseguros sobre nós mesmos, ou críticos e superiores aos outros.
Se você não gostou de algo que o outro fez, fale! Não é necessário agir de maneira que vá ferir ou rebaixar o outro para que o mesmo revide. Seja claro na sua comunicação, sem ter como objetivo atacar ou ser agressivo. Fale que se sentiu magoado e que não concordou com o que foi feito. Seja assertivo no que você quer dizer. A atenção plena ao falar e a atenção plena na escuta são muito importantes.
“Tudo o que consumimos atua para nos curar ou nos envenenar.’