CER III de São José de Mipibu atende uma população de 700 usuários mensalmente

O Centro Especializado em Reabilitação-CER de São José de Mipibu, despeito da atual situação de pandemia, atende atualmente, em média, uma população de 700 usuários/mês. “Esses usuários são acompanhados semanalmente em atendimentos de (re)habilitação presenciais e remotos (opção oferecida pela instituição para casos específicos)”. A informação foi prestada pela diretora do centro, a fonoaudióloga, Gisele Rique Dantas.

Diretora do CER III, fonoaudióloga, Gisele Rique Dantas

 Segundo Gisele, “o Centro Especializado em Reabilitação-CER de São José de Mipibu é habilitado pelo Ministério da Saúde como CER III, ou seja, é habilitado para atender crianças, adolescentes, adultos e idosos com suspeita ou com diagnóstico comprovado de deficiência nas áreas, auditiva, física e visual de toda a 1ª Região de Saúde, composta por 27 municípios”.


E esclarece: “Para tanto conta com uma equipe médica e equipe de reabilitação composta pelas mais variadas especialidades como Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Enfermagem, Serviço Social e pessoal de apoio que acompanham os usuários com deficiência”.

Acompanhamento psicológico


A diretora do CER enfatiza que, os serviços do centro são regulados e o acesso dá-se através da Atenção Básica de Saúde(UBS) que regula os usuários para a Avaliação Global, quando esse usuário é recebido por uma equipe multidisciplinar que faz a escuta e acolhimento da família, procede com a avaliação e faz os encaminhamentos necessários para toda a Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, quando é o caso”.

SERVIÇOS DO CER

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-124.png


Além das consultas médicas e dos atendimentos de reabilitação, o CER III de São José de Mipibu oferece aos recém-nascidos o Teste da Orelhinha, Teste da Linguinha e o  Teste do Olhinho que compõem o Programa de Triagem Neonatal; avaliação audiológica completa; exames como Eletroencefalograma e Espirometira; medição, seleção e adaptação de próteses e órteses motoras, cadeiras de roda e de banho”.

Teste do pezinho

Além dos atendimentos de (re)habilitação presenciais e remotos (opção oferecida pela instituição para casos específicos), acontece, também, atendimentos clínicos que compreendem consultas médicas e exames realizados, em média 600 atendimentos/mês.
Concluindo, Drª Gisele orienta: “se você suspeita ou já tem a confirmação que uma pessoa sua tem alguma deficiência, fale com a enfermeira da sua área. Ela certamente fará as orientações devidas e marcará a Avalição Global no CER”.



Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.