Centrais do Cidadão continuam atendendo presencialmente para emissão de RG

As Centrais do Cidadão registraram mais de quatro mil atendimentos entre os dias 26 e 30 de abril, quando voltaram a funcionar, exclusivamente, para emissão de RG (Registro Geral). O serviço realizado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) beneficiou, cerca de 4.500 pessoas, que conseguiram retirar a 1ª, 2ª ou 3ª via da Carteira de Identidade.

A reabertura das unidades faz parte da retomada segura e gradual dos serviços das Centrais do Cidadão, coordenada pela Secretaria Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci). De acordo com a pasta, uma série de fatores foram decisivos para o retorno dos atendimentos presenciais. Entre eles, a demanda reprimida pelo serviço de emissão de RGs, notadamente na Região Metropolitana de Natal, bem como devido ao pagamento do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal, que exige do cidadão documento oficial de identificação com foto. 

O cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, como o distanciamento social e o uso obrigatório e correto de máscara enquanto o cidadão permanecer na unidade, por exemplo, são medidas que continuam sendo exigidas. A instalação de barreiras de acrílico nos guichês de atendimento, evitando contato direto entre servidores e usuários, e o reforço na higienização dos ambientes foram outras iniciativas adotadas. 

Os agendamentos para atendimento nas Centrais do Cidadão podem ser feitos por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br. Neste endereço, o usuário deve selecionar a opção de Registro Geral (RG). As vagas são liberadas sempre no dia útil anterior ao dia de atendimento. 

As unidades ficam abertas conforme o seguinte expediente:

  • Centrais do Cidadão de Natal (Shopping Via Direta/ZS e Shopping Estação/ZN): 9h às 18h
  • Central do Cidadão de Parnamirim e de Mossoró (Shopping Estação): 8h às 18h
  • Demais Centrais do Cidadão ( entre elas, São José de Mipibu): 7h às 13h

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