Irmandade São José, centenária entidade mipibuense comemora 139 anos,nesta sexta-feira

“Visando propagar e difundir a religião católica e o culto ao seu patrono São José, a irmandade de São José irá comemorar no dia 25 de março, seus 139 anos de existência em São José de Mipibu. O atual vice-provedor Francisco de Assis Ribeiro, fala sobre o trabalho de uma das mais antigas entidades católicas ainda em atividades no município.

“A Irmandade de São José tem por finalidade propagar e difundir a religião católica apostólica romana o culto a São José. E Também dirigir, propagar e prestigiar obras de interesse social. Tudo isso de acordo com a fé religiosa entre os seus associados e prestando assistência de natureza espiritual ou material de acordo com o estatuto da irmandade”, relata.

A Irmandade de São José é composta por pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos que professem e pratiquem a religião católica. É administrada pelas seguintes dignidades: um provedor, vice-provedor, tesoureiro, vice-tesoureiro, secretário e um zelador.

A Irmandade foi fundada em 25 de março de 1883 e restaurada em 1936 pelo monsenhor Paulo Herôncio de Melo, e funcionava nas dependências da igreja matriz de Sant’Ana e São Joaquim. Tinha como provedor na época, José Tomé Ribeiro e como secretário, José Gomes de Santana.

Atualmente, a Irmandade de São José dispõe de uma sede própria, localizada, na rua 7 de setembro, centro de São José de Mipibu. Sua construção foi possível por meio de recursos dos irmãos de São José, através de campanhas, leilões e contribuição de seus sócios, durante o período de 1961 até 1968, quando foi inaugurada. O terreno da sede foi doado pela Prefeitura Municipal, durante a gestão do prefeito Hélio Ferreira.

Sua inauguração ocorreu em 1° de maio de 1968, pelo então, padre Antonio Barros, diretor eclesiástico. Na época, tinha como dirigentes: Antônio Lopes de Vasconcelos (Provedo)r, José Manoel Lourenço Barreto (Tesoureiro), Hilton Gurgel de Castro (Secretário), Manoel Tomé Ribeiro(Orador) e Manoel Tomé filho(Orador).

A irmandade é composta por 30 membros, tendo como provedor Francisco de Assis Ribeiro, Vice-provedor Senhor Custódio, orador João Batista, Secretária Cristiane Vasconcelos, Tesoureira Erineide dos Santos e zeladora Francisca Camilo da Silva”.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Construção da atual sede da Irmandade São José, vendo-se ao centro Dedé Gurgel e demais imãos
Curso de Datilografia, prestado pela Irmandade. A esquerda, o professor José de Arimatéia, na época, um dos alunos
Irmãs da Irmandade São José ( algumas já partiram para a Eternidade)Foto: Aquivo de Amauri Freire
Foto: Mipibu em Foco
Francisco de Assis – Foto: Mipibu em Foco

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.