Cefas Carvalho lança romance sobre amizade e juventude nos anos 80 em Natal

novembro 3, 2024

Natal recebeu, na última quinta-feira, dia 31 de outubro, o lançamento do mais novo romance do jornalista e escritor Cefas Carvalho, intitulado “Os puxadores de piano”.

Natal recebeu, na última quinta-feira, dia 31 de outubro, o lançamento do mais novo romance do jornalista e escritor Cefas Carvalho, intitulado "Os puxadores de piano". Em sua décima-terceira obra, Cefas revisita a juventude dos anos 80, explorando temas de amizade, amadurecimento e desencanto sob a atmosfera cultural e política da época.

Publicado pela Editora Litteralux, de São Paulo, o livro retrata a amizade entre os adolescentes Vinícius, que também é o narrador e Fernando. A trama se passa entre as cidades de Natal, Rio de Janeiro e São Paulo, onde os personagens compartilham discos, filmes e livros, enquanto enfrentam os desafios de amadurecer. A vida dos dois jovens é transformada pela chegada de Marília, uma figura intrigante e pouco convencional que influencia profundamente o grupo.

Cefas Carvalho revelou que a ideia para "Os puxadores de piano" surgiu há mais de duas décadas. “Parti de uma amizade entre adolescentes com interesses culturais em comum para tentar refletir sobre uma geração que cresceu entre o final dos anos 80 e início dos anos 90”, explica o autor.

O romance, que recebeu menção honrosa no Prêmio Câmara Cascudo, da Fundação Capitania das Artes, mescla elementos autobiográficos com ficção, apresentando uma juventude que se formava em meio ao rock nacional, ao cinema e aos primeiros embates políticos que marcaram a geração da época.

A poeta e escritora Carmen Vasconcelos, que assina o texto da orelha do livro, destaca que a obra de Cefas provoca reflexões sobre a juventude e a busca pela felicidade. Segundo ela, o autor traz um “resgate cultural de uma época”, no qual o protagonista molda sua identidade pelas experiências e descobertas culturais típicas da adolescência, revelando, com sutileza, as inseguranças do processo de amadurecimento.

Os comentários estão desativados.