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setembro 1, 2021

CEF tem gerado enormes ‘dores de cabeça’ para os servidores do município de São José de Mipibu

O Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte – SINTE, de São José de Mipibu apresentou denúncias, após receber reclamações, aos trabalhadores filiados ao Sindicato, dos transtornos que vem sendo gerados pela Caixa Econômica Federal.

Foto: Arquivo Daltro Emerenciano

O Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte - SINTE, de São José de Mipibu apresentou denúncias, após receber reclamações, aos trabalhadores filiados ao Sindicato, dos transtornos que vem sendo gerados pela Caixa Econômica Federal. Tudo isso vem ocorrendo, após a Prefeitura Municipal negociou a conta da municipalidade, do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal, realizando o processo de migração das contas dos servidores municipais do Banco do Brasil para a Caixa.

Para o coordenador do Núcleo do SINTE, Laélio, "diante das inúmeras reclamações recebidas por esta direção sindical, o Núcleo do SINTE de São José de Mipibu, vem à público repudiar a condução do processo de migração das contas dos servidores municipais que, antes, eram do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal". 

"Temos recebido as mais variadas reclamações, Muitos trabalhadores da Educação - vale aqui salientar -  não puderam movimentar suas contas no último final de semana, deixando de pagar boletos, faturas e demais compromissos financeiros", diz Laélio. 

E acrescenta: "Muitos, se dirigiram a agência da CEF, nesse mês de agosto, com  um único objetivo: abrir apenas uma conta salário. Entretanto, viram-se obrigados a contratar um pacote variado de serviços, como cartão de credito/débito mediante a assinatura de uma série de papéis. Apesar dos atendentes dizerem que as assinaturas eram meramente burocráticas e que tais serviços poderiam ser cancelados após o recebimento do primeiro salário, muitos agora temem arcar por tudo que assinaram".

Láelio faz o9 seguinte esclarecimento: "Aqueles que desejam manter seus vencimentos no Banco do Brasil tem sofrido com informações inconsistentes por parte dos atendentes da Caixa. Alguns dos colegas que realizaram a portabilidade pelo aplicativo do BB afirmaram ter recebido negativas por parte da Caixa, fato esse que fere brutalmente a Lei da portabilidade bancária (resolução 3402) de 06 de setembro de 2006." 

O texto da resolução deixa claro que os trabalhadores são livres para receberem seus salários na instituição financeira da sua preferência. O banco que passa a administrar as contas do Município, no caso específico de São José, a Caixa, não pode impedir a saída dos servidores que preferirem permanecer no Banco do Brasil ou noutro banco da sua preferência. 

Caso exista por parte da Caixa resistência em aceitar o pedido de portabilidade, os servidores devem realizar uma reclamação na Ouvidoria da própria Caixa (☎ 0800 725 7474), no Ministério Público (pmj.saojosedemipibu@mprn.mp.br)  ou uma queixa no site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

Uma denúncia grave é feita pelo Sindicato: "Outro ponto extremamente incomodo diz respeito a necessidade que os servidores estão tendo de se deslocar em horário de trabalho para a agência na tentativa de resolver os inúmeros problemas que tem surgido. Para comparecer, muitos tem se arriscado a levar falta nas escolas que trabalham". 

E dá um ultimato à Caixa: "Nós, que fazemos o SINTE/RN em São José de Mipibu, e que também estamos enfrentando essa problemática, esperamos que os serviços prestados pela Caixa sejam normalizados com o máximo de urgência possível e que a lei da portabilidade seja rigorosamente cumprida. Caso não exista, por parte da Caixa, celeridade na resolução das reclamações citadas no texto acima, teremos que tomar medidas mais duras contra a referida instituição financeira". 

COM INFORMAÇÃO DO BLOG DO SINTE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Uma resposta para “CEF tem gerado enormes ‘dores de cabeça’ para os servidores do município de São José de Mipibu”

  1. Ana Ferreira disse:

    Um atendimento e serviço oferecido de péssima qualidade.