Casas e Casarões de São José de Mipibu (9)

Esta residência, localizada na rua Barão de Mipibu, nº 88, em São José de Mipibu, pertenceu ao casal Áureo Tavares de Araújo (1905-1962), que chegou a ser prefeito de São José de Mipibu e Maria da Glória Toscano de Araújo, proprietários do Engenho Taborda e da Fazenda Camurupim (na divisa dos municípios São José/Parnamirim).

Foi a residência do Monsenhor Antonio Xavier de Paiva, onde, também, ocorreu o velório, ao falecer, no dia 6 de junho de 1930

Tempos depois, foi adquirida pelo tabelião Rinaldo Leandro que além de sua residência, instalou o 1º Cartório de Notas da cidade. Em 1980, indo residir em Natal, Rinaldo vendeu o imóvel a Marciano Dias Freire (in memoriam), militar da reserva da Aeronáutica.

Residência original – Acervo: Lúcia Amaral

Na residência há uma frondosa mangueira que o arcebispo Metropolitano, Dom Nivaldo Monte, sempre que ia a Mipibu, era recepcionado pelo casal Zélia e Marciano, declarou certa vez: “Essa mangueira é minha”. A despedida de Dom Antonio Costa, da Arquidiocese de Natal, para a Diocese de Caruaru/PE, reuniu os vigários da Diocese de Natal, ocorreu nessa residência, em 2002

Atualmente, reside na casa, a viúva Zélia Freire e os filhos Dalliane e Marcio. Este último, após o casamento, construiu um apartamento, anexo à residência que é considerada uma das mais bem conservadas da cidade, mas mantendo a mesma característica original.

Compartilhar em:

2 Comentários

  • Robson Freitas da Silva disse:

    Casarões lindíssimos que retratam a história é cultura de um povo.

  • José Olavo Ribeiro disse:

    Joguei muito futebol de botão no alpendre de bela casa.
    Atletas: José Rinaldo, (proprietário), Raimundo Gurgel, Laizomar, André (paraense), Olavo.
    Posso ter esquecido alguém.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.