Casas e casarões de São José de Mipibu (17)

Um acontecimento de destaque em São José de Mipibu, no século XIX, foi a construção do
Grupo Escolar Barão de Mipibu. As obras foram iniciadas em 1879, dez anos antes da entrada do Brasil no regime republicano, seguindo orientação da regulamentação nacional, de 1872 que tornava obrigatória a instrução pública, primária e gratuita.

Segundo o pesquisador Luis Carlos Freire, em seu blog, ” o Grupo Escholar Barão de Mipibu, (conforme vocabulário de época), foi criado oficialmente em 12 de agosto de 1909, a partir de uma lei promulgada pelo governador Alberto Maranhão, que sucedeu o escritor nisiaflorestense Antonio de Souza, autor da lei de 1908, que mandava criar escolas no estado. Pelo decreto, o prédio se localizava na, então, “Praça Tavares de Lyra”. O Barão de Mipibu inspirou-se num decreto de 1872, que orientava que os Presidentes de Intendências construíssem Casas de Instrução Públicas, portanto adiantou-se bastante. Foi homem de visão.

Escola Barão de Mipibu – Fotos do arquivo do pesquisador Luís Carlos Freire

O belo e famoso edifício consiste numa das mais belas obras da arquitetura local. O prédio foi mandado construir por Miguel Ribeiro Dantas, o homem mais rico da região, residente no Engenho “Lagoa do Fumo”.

Arquivo: João Gothardo Dantas Emerenciano

O estabelecimento de ensino foi construído dentro das mais modernas técnicas de arquitetura da época e foi custeado pelo mipibuense Miguel Ribeiro Dantas, o “Barão de Mipibu”, que doou a obra para o Poder Público. Foi iniciativa do Barão de Mipibu a inauguração de prédio da Casa de Instrução em 1880.

Pintura da Escola estadual Barão de Mipibu, pelo pintor primitivista, o mipibuense José Estelo

A escola é uma construção em estilo Neoclássico, tombada pelo Patrimônio Histórico do RN, desde 01 de outubro de 1978, em projeto coordenado pelo professor João Maria Freire. Em seu blog, Luís Carlos Freire, cita que “o professor João Maria Freire, teve o cuidado de conseguir contemplar o prédio do Barão de Mipibu num projeto da Telemar, cuja fotografia do mesmo passou a figurar nos antigos cartões telefônicos em todo o Brasil”.

Cartão telefônico da antiga Telemar, focalizando a Escola Barão de Mipibu

Até hoje o prédio exerce o papel de educandário. Atualmente, funciona a Escola Estadual “Barão de Mipibu”. O prédio preserva-se da mesma forma, atualmente, com uma reforma, nos anos 70/80, em uma área anexa.

Pintura atual da Escola Barão de Mipibu

Compartilhar em:

2 Comentários

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.