Campanha da Fraternidade 2022 é dedicada à Educação

Na quarta-feira (2), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Este ano, a iniciativa tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”.  A abertura oficial ocorreu com a divulgação de um vídeo, com pronunciamentos dos membros da presidência da CNBB e convidados. 

De acordo com a CNBB, o tema é inspirado pela provocação do Papa Francisco na convocação do Pacto Educativo Global, um convite para que todos  priorizem “uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade”. A campanha busca propor  uma reflexão para os fundamentos do ato de educar, por meio de um olhar à realidade educacional brasileira e da consciência de que todas as pessoas são educandos e educadores. A iniciativa ainda atenta para a educação na pandemia, verificando o impacto das políticas públicas na educação do Brasil.

Esta é a terceira vez que a Educação pauta a Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão em 1982 e 1998. Desde 1964, a campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil  no período da quaresma, em prol da construção de uma sociedade mais cuidadora e atenta. Em cada edição, um tema é escolhido para despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um problema da sociedade.

Compartilhar em:

1 comentário

  • Crisolita Thé Bonifacio disse:

    Educaçao é prioridade em todos os segmentos da sociedade. Mas, a verdadeira educação vem de dentro do Lar. As escolas complementam, a mesma, com os ensinamentos das matérias que aprimoram o homem para o progresso e bem-estar em sociedade. Com a educaçao vem o respeito e a solidariedade tao indispensaveis em todo o mundo. Parabéns, Zé! Você sempre nos traz ótimas leituras.

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.