Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

julho 2, 2023

Cabarés na Cidade do Natal. Livro de memórias e histórias quase esquecidas, por Gutenberg Costa

Gilmar Bernardo – Graduando em Letras (UFRN) e um dos revisores do livro Puxe uma cadeira e sente-se à mesa, pois as madames da antiga boemia natalense estão vindo aí.

Fotos: Canindé Soares

Gilmar Bernardo - Graduando em Letras (UFRN) e um dos revisores do livro

Puxe uma cadeira e sente-se à mesa, pois as madames da antiga boemia natalense estão vindo aí. É o que nos garante Gutenberg Costa, que aproveitou bem a riqueza de seu acervo – a Biblioteca Dona Maria Estela – para nos brindar com “Cabarés na Cidade de Natal”, sua pesquisa mais recente.

Figuram neste livro, por exemplo, nomes popularíssimos, como o de Maria Boa, Francisquinha e Rita Loura, musas de um passado verdadeiramente mítico, quando Natal despertou de sua inocência provinciana para avançar à sombra da Segunda Guerra. Daí então as adaptações e com elas o amadurecimento de sua população, amadurecimento moldado, sobretudo, pelos norte-americanos que aqui fincaram bandeira, marcando presença nos principais pontos alegres da região. A famigerada guerra passou, mas os tais pontos alegres permaneceram, afinal, também somos feitos de carne.

A nova obra de Gutenberg, convém lembrar, não apenas seduz pela temática como a inaugura na oficialidade de nossas memórias, num trabalho acima de tudo ético; avinhado de lirismo e temperado com boas doses do humor, na arte de quem testemunhou a ascensão, glória e decadência dessas personagens. Quantos segredos, quantos mistérios! Eis aí a importância do pesquisador, eis aí o lugar de Gutenberg Costa.

Depois de ‘Personagens Populares de Natal’ (1999), ‘Antigos Carnavais de Natal’ (2016) e ‘Breviário de Bares de Natal’ (2019), chegou a hora de iluminar nossas estantes com uma parcela desse universo de luzes vermelhas. Universo ainda condenado – por que não dizer temido? – e pouco explorado, principalmente por quem se diz pesquisador.

Digo mais, se me cabe a ousadia: “Cabarés na Cidade de Natal” conta, em suas primeiras páginas, com a apresentação do jornalista e escritor Vicente Serejo. Nas orelhas do livro, o toque feminino das amigas do autor – Jânia Souza e Graziela Grilo. Capa com fotografia de Canindé Soares, da atriz Anna Celina. A arte e diagramação são do designer José Áglio. Muito em breve, aguardem.

Não, não joguemos pedras nas Madalenas. Usemos nossas mãos e olhos para as coisas boas da vida. A leitura deste livro, por exemplo.

"Cabarés na Cidade de Natal, de Gutenberg Costa. 260 páginas. Editora 8. Valor nos lançamentos, 60 reais. Nas bancas e livrarias, 70 reais. Pix de sua filha Sarah (CPF: 092 027 084 -01). Quem comprar antecipado pelo pix, garantirá seu nome numa lista de compradores especiais, indo de imediato para a fila de autógrafos do autor.

Lançamentos: Dia 20 de julho, no Temís Club Balcão Bar/América (Tirol, Natal), das 17h às 21h. Dia 22/07/2023 - Banca de revistas Atheneu, (Petrópolis, Natal), das 11h às 13h.

2 respostas para “Cabarés na Cidade do Natal. Livro de memórias e histórias quase esquecidas, por Gutenberg Costa”

  1. IMIS ROSA UCHOA CORREIA disse:

    Nunca fui à zona e jamais paguei por sexo, excetuando o período nos motéis da vida.
    Mas me lembro que, no final dos anos 1950, ainda menino, entrei no cabaré da Maria Boa, num sábado, junto com uns foliões do Bacurinhas, bloco ao qual eu pertencia tipo mascote, pois meu cunhado Antônio Gaspar( tó) e minhas irmãs eram do bloco, onde a família Gaspar imperava.
    A passagem foi rápida e marcou esse apisodio único da minha visita a um prostíbulo.

  2. Vindo de Gutenberg Costa só pode ser pra lá de ótimo!!