Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

maio 14, 2023

AS 40 HORAS DE ANGICOS

Ana Cláudia Trigueiro Encontrei histórias lindas dessa experiência incrível ocorrida em 1963 no RN, baseada na proposta de um educação dialógica concebida por Paulo Freire.

Ana Cláudia Trigueiro

Encontrei histórias lindas dessa experiência incrível ocorrida em 1963 no RN, baseada na proposta de um educação dialógica concebida por Paulo Freire. Por exemplo, de Paulo perguntando se era possível comer o cardeiro (mandacaru). Um senhor respondeu que, apenas o fruto. O educador admitiu sua ignorância sobre o assunto e agradeceu pelo novo aprendizado, o que deixou os alunos orgulhosos de também poderem ensinar.

Abaixo, a carta escrita por uma das concluintes, ao presidente da República João Goulart, que participou da solenidade de formatura:

Senho presidenti

E neste momento que pego no meu lapis pra lhi comunicar as minhas necessidade. Agora mesmo não sou maça sou povo e posso esigi meus direito. Senho presidente a gente tem percisão de muita coisa como: reforma agária, escola e que o senho bote as lei da constituição pra fora. Tenho duas filhas pra edocar e não tenho recuso poriço peço ao senho bouça di estudo pra que elas não cresam como eu cresi.

Francisca de Andrade

Em resposta aos eficazes resultados, o governo brasileiro aprovou a multiplicação dessas primeiras experiências num Plano Nacional de Alfabetização, que previa a formação de educadores em massa e a rápida implantação de 20 mil núcleos (os círculos de cultura) pelo País.

Em 1964, meses depois de iniciada a implantação do Plano, o golpe militar extinguiu esse esforço. Freire foi preso como traidor. Exilou-se e só voltou ao Brasil em 1979, após a anistia.

Freire ficou 15 anos no exílio e voltou ao Brasil em 7 de agosto de 1979
Foto: Reprodução/Instituto Paulo Freire/Divulgação

Os comentários estão desativados.