Jornalismo com ética e coragem para mostrar a verdade.

fevereiro 5, 2024

Altas temperaturas e acúmulo de chuvas provocam aumento de casos de dengue

O aumento dos números de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti têm alarmado a comunidade médica no início de 2024 e tem mobilizado campanhas nacionais para frear a quantidade de pessoas infectadas por doenças transmitidas pelo mosquito.

O aumento dos números de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti têm alarmado a comunidade médica no início de 2024 e tem mobilizado campanhas nacionais para frear a quantidade de pessoas infectadas por doenças transmitidas pelo mosquito. De acordo com as estimativas do Ministério da Saúde, o Brasil pode atingir até 5 milhões de casos de dengue em 2024, esse crescimento é devido a diversos fatores, como o aumento das temperaturas e acúmulo de chuvas que afetam o país inteiro.

Segundo o boletim epidemiológico relativo a 2023 da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, 12.048 casos de suspeita de dengue foram notificados e destes, 2.430 foram confirmados.

A infectologista do Hospital Promater Natal, Lúcia Calich, explica que o alerta para aumento de números de casos é necessário porque o mosquito é transmissor de doenças que podem se tornar graves.

“Infelizmente temos a expectativa que se notifiquem muitos casos de dengue em fevereiro e o mosquito é bastante perigoso porque ele transmite não somente a dengue, mas outras doenças que são perigosas e que os pacientes precisam de cuidados médicos”, enfatiza a infectologista.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta, dores no corpo e articulações, manchas vermelhas pelo corpo e em alguns casos náuseas e vômitos, além de sangramentos nos casos mais graves.

É possível diminuir a quantidade de casos através de ações simples, como a limpeza de terrenos, higienização de quintais e a atenção em não deixar água parada, assim, contribuindo para que o mosquito não se prolifere e transmita a dengue e outras doenças para a população.

Em caso de suspeita de dengue, o ideal é procurar atendimento médico e evitar a automedicação, que pode trazer riscos a sua saúde.

Os comentários estão desativados.