AL e Câmaras homenageiam os 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira
A Assembleia Legislativa do RN e as Câmaras Municipais de Natal e Parnamirim homenagearam os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), pela passagem dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

A Assembleia Legislativa do RN e as Câmaras Municipais de Natal e Parnamirim homenagearam os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), pela passagem dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Entre os homenageados, estava o enfermeiro mipibuense Manoel Amaro Freire (in memoriam). Nos eventos foi representado pelos filhos Elza, Fátima e Amauri Freire. Justa homenagem. Além de ter estado na guerra, contribuindo na luta contra a tirania.
O evento da Câmara Municipal de Parnamirim, aconteceu no plenário Dr. Mário Medeiros, por iniciativa do vereador Professor Ítalo.
Em Natal, a cerimônia foi proposta e presidida pelo vereador Aldo Clemente (PSDB), com o objetivo de reverenciar a memória dos combatentes brasileiros que participaram da campanha ao lado dos Aliados, defendendo valores como liberdade, democracia e soberania nacional.
“Precisamos lembrar a história para viver o presente e planejar o futuro. Nada mais justo do que reconhecer todos aqueles que contribuíram com coragem e honra para que estivéssemos aqui hoje”, afirmou o propositor.
Durante a sessão, foram entregues votos de aplauso a familiares de pracinhas e representantes de instituições civis e militares que atuam na preservação da memória da FEB. Entre os homenageados esteve o ex-combatente João Carlos de Lima, de 102 anos, representado pelo neto Ruyland de Lima. “É muito bonita a atitude da Câmara em manter essa memória viva. Meu avô sempre faz questão de participar desses momentos. Hoje, por causa da idade, não pôde estar presente, mas recebe essa homenagem com muita alegria e orgulho”, contou o neto.



A *nossa família potiguar recebeu homenagem in memoriam ao vovô Manoel Amaro Freire.
O vovô foi soldado da FEB – Força Expedicionária Brasileira. SEMPRE SERÁ LEMBRADO POR LUTAR CONTA O EIXO, os Nazistas, na Segunda Guerra Mundial (WWII)
Os 80 anos que marcam o fim da Guerra é uma lembrança que não queremos guerras.
O mérito do vovô Manoel, se deve ao dia de hoje – Dia do Enfermeiro.
Ele tomou um tiro dos Nazistas e foi na enfermaria que provavelmente descobriu uma nova vocação.
Quando retornou da Itália, ele estudou enfermagem, virou parteiro, veterinário e ganhou o apelido de “médico dos pobres”.
Ele teve um consultório no Mercado de São José de Mipibu-RN. Quando aposentou, fechou o local. Eu era jovem e não entendia pq tantas pessoas o procuravam. Quando os médicos já não sabiam diagnosticar os pacientes, mandavam procurar o vovô Manoel. Porque ele era intuitivo e acertivo em sua ações.
Em POA, Rio Grande do Sul, tem uma Rua chamada Soldado Manoel Amaro Freire, na Avenida dos Expedicionário. Em Porto Alegre, ele foi homenageado. Em Mipibu, estou esperando que mudem o nome do “Beco de Manoel Amaro”, na Rua Prefeito Juvenal de Carvalho. Que hoje é a sede da ONG CAJUPIRANGA, um adendo cultural da cultura local.
Ele cuidava de pessoas muito carentes, em troca ganhava galinha, muda de plantas, pequenos agrados de quem trabalhava na agricultura. O pé de papinha que exista no quintal, foi um agrado, por exemplo.
Eram estas histórias que faziam a vó Lourdes ter orgulho dele.
A minha mãe, Fátima, tia Elza e tio Meco estiveram presentes na homenagem.
Hoje em Parnamirim, RN.
A geração atual de Mipibu, desconhece que ele foi enfermeiro e Soldado.
O dia do Enfermeiro (a) é também para lembrar o que meu avô fez pela comunidade de S.J.de Mipibu-RN e arredores.
Orgulho por ser neta, de uma pessoa peculiar e fora da curva, que deixou filhos, netos e o bisneto Manoelzinho.
ATT
Regina Freire Noronha
CONSPIRAM CONTRA A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO O POVO QUE NAO CULTIVA SEUS FEITOS HERÓICOS
Muito importante esse resgate, pois se faz necessário manter essa memória viva, mostrando o quanto foram corajosos.