A saudade é maior que a dor

Mariana RodriguesPsicanalista e Advogada e, nas horas vagas, cronista

Pai, hoje eu acordei às 5h, assisti duas aulas online, tomei café na padaria, com Alex e comecei a atender às 8h; terminei agora, 22h.

Mas nos intervalos da minha jornada de trabalho, senti uma falta danada de dividir com você as minhas conquistas, as realizações dos meus sonhos, os planos pro futuro e a certeza de que somos instantes.

Num instante você estava lá, pegando a pomada de sebo de carneiro, (mais nordestino impossível) pra passar no joelho de mamãe, e num outro instante era minha lágrima que escorria, com a confirmação de que você não estaria mais aqui; fisicamente, pelo menos.

Você tem uma pasta só sua na nuvem que o Google me empresta; acredita que, hoje em dia, a gente guarda as lembranças na nuvem? Bonito, né? E eu escolhi uma foto que representa a sua paixão: trabalhar no mar.

Eu trabalho muito, sabia? Mas amo o que faço, e posso dizer que isso é legado seu. Eu perdi boa parte da sua presença física na minha vida, mas tudo bem. Em compensação, você ganhou o mundo com sua humildade e uma profissão que o fez sentir-se completo.

Era bonito ouvir sua história de vida e sua conquista merecida. Você acumulou experiências, se permitiu as vivências e experimentou diversas culturas. Você me ensinou, sem ditar regras, que a liberdade de fazer o que se gosta faz a vida valer a pena, apesar dos sacrifícios.

A beleza do luto é a certeza de que a saudade um dia se torna maior que a dor. E felicidade é poder dizer que sentimos saudade de alguém que fez parte do nosso vazio. Porque afinal de contas, o vazio faz parte e precisa existir pra que haja espaço de sermos.

Obrigada pelos erros, pelos acertos e pelo exemplo. Trabalhei o dia inteiro contente, porque acho que era isso que o senhor sentia quando estava trabalhando no mar, alegria. Obrigada por isso! Amo o senhor e há anos eu aprendo a amar uma saudade que é sua.

Compartilhar em:

1 comentário

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.