A Quinze e seus famosos bares e cabarés
João da Mata Costa (Damata Costa) Na Quinze terminava Natal.

João da Mata Costa (Damata Costa)
Na Quinze terminava Natal. Lá havia uma corrente. A maior concentração, digo densidade de bares e cabarés ficava na Quinze. Falo dos cabarés, porque é ótimo beber neles. Mas você tem que pagar pras meninas e ter cigarro.
Em tempos não muito afastado havia na 15, Rua Dr José Gonçalves, o famoso restaurante Feijão Verde para curar a ressaca. Seu prato principal era o feijão verde com macaxeira e carne de sol. Durou muito tempo, era um regalo para os boêmios. Na quinze perto do feijão verde tinha o famoso cachorro-quente de Pelé. Com Natal americanizada apareceram nas portas dos clubes as carrocinhas de Big-dog, Ki-Dog e Xis-Dog.
Na 15, na mesma calçada tinha os Bares do Ex-Combatente, Pouso do Tetéo e do Chico. Outro dia fui lá tomar uma e jogar bilhar. Tinha umas pessoas cantando Karaokê. Meu querido amigo artista plástico Edvaldo da quinze, é filho do ex-dono do Bar do Ex-Combatente. Ele trabalhou muito tempo no Bar do seu pai. Artista, fez fotos do seu pai abcedista e outras, do local.
Até bem pouco tempo nesse lugar habitavam sebos, barbearias, brechós, ateliês de arte e alguns botecos. Meus barbeiros eram da 15. Ia muito ao sebo Cata-Livros de Jácio que mudou para um lugar mais amplo, na Prudente de Morai. No Alecrim do meu tempo, vendia poli de caçamba nas casas, depois din-din. Guaraná era Dore ou outros refrigerantes como Grapette, Crush e Coca-cola. O sorvete era Maguary ou Big Milk
A 15 é formada pela junção de várias ruas. Formava um quadrilátero do prazer e da boêmia. Atualmente, na outra esquina desses bares fica o Shopping Midway Mall. Não gosto de beber em shopping
Na quinze tinha a maior concentração de cabarés de Natal e talvez, do Brasil. Na Bernardo Vieira, tinha Leonora. Era famoso o cabaré de Zefa Paulo, na Prudente de Morais. Virgínia e o Royal, na Romualdo Galvão. Rita Loura, na Antônio Basílio. Na Amaro Mesquita tinha o Sibad.
PS. Fotos do amigo Edvaldo da quinze, que ele se recupere em suas cirurgias. Adoro Edvaldo e tenho uma boa coleção de suas obras.
Tenho muitas SAUDADE e ótimas LEMBRANÇAS
Quanto a Edvaldo, GRANDE amigo nosso, tbm.