ARTIGO; A fonte da Bica de São José de Mipibu
Amauri Freire – Membro da Comissão Norte-riograndense de Folclore (fotos do autor) Estive visitando, mais uma vez, o que resta da Mata da Bica, local onde se encontra a principal fonte de água potável da nossa cidade.
Amauri Freire - Membro da Comissão Norte-riograndense de Folclore (fotos do autor)
Estive visitando, mais uma vez, o que resta da Mata da Bica, local onde se encontra a principal fonte de água potável da nossa cidade.
Essa pequenina mata consegue, milagrosamente, manter os poucos olhos d'água que formam o Rio Mipibu, o rio que dá nome a nossa cidade. A mata ciliar nativa, praticamente, inexiste. Em seu lugar, vemos uma mistura de árvores frutíferas completamente diferentes da flora original. É preciso que seja feito urgentemente um estudo sério, no sentido de refazer a mata, plantando árvores nativas da região.
Ao longo de anos e décadas, tenho acompanhado de perto o sofrimento dessa nascente. Mobilizei e participei de inúmeros protestos, chamando a atenção das autoridades municipais e estaduais.
Na década de 1990, quando fui vereador convoquei uma Audiência Pública na Câmara Municipal, para debater os problemas e apresentar sugestões. Infelizmente, quase nada do que foi discutido e o que foi sugerido, foi posto em prática.
Fiquei apenas quatro anos na Câmara Municipal, e, de lá pra cá, as questões ambientais andam meio "esquecidas" na província mipibuense.
Fica aqui mais um lembrete desse mipibuense teimoso, que insiste em debater questões dolorosas e difíceis, das quais muitos fogem ou se omitem.
Deus salve a fonte da bica!
Já houve uma audiência pública com participação da Igreja Católica e nada saiu de concerto, apenas promessas. É horrível ver a fonte da vida aquática de nosso município morrendo e sendo destruído e abandonado pelas autoridades.
Valeu, Dedé!
Agradeço a repercussão desse artigo no blog O ALERTA.
Estou tentando uma audiência com o secretário estadual do meio ambiente.
Levarei a proposta de criação de uma APA, quem sabe assim a gente consegue refazer e preservar nossa mais valiosa nascente de água.