O Censo Demográfico 2022 começou

O Censo Demográfico 2022 começou, indo até 31 de outubro. Desde a segunda-feira (01), os agentes censitários estão indo de casa em casa realizar a coleta das informações para a pesquisa do IBGE.

Todas as informações são confidenciais e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos, com sigilo sobre a identidade das informações prestadas. Além disso, os recenseadores trabalham uniformizados com colete, boné e a identidade pode ser confirmada através do crachá e do dispositivo móvel de coleta, em caso de dúvidas, ainda pode ser confirmado pelo atendimento telefônico gratuito do IBGE pelo número 0800 721 8181 ou, ainda, pelo site respondendo.ibge.gov.br.Enquanto a pandemia do coronavírus persistir, os recenseadores do IBGE atuarão de acordo com os protocolos de saúde estabelecidos, portando equipamentos de proteção adequados, com vistas à preservação da saúde e da vida de todos os envolvidos na operação e dos seus entrevistados.

Um único morador pode responder pelo domicílio inteiro. O questionário básico leva apenas 5 minutos para ser preenchido. Já para o questionário da amostra, respondido apenas por uma parte da população o preenchimento dura, em média, 18 minutos.

Muitas perguntas serão respondidas pela população para o IBGE produzir informações atualizadas, precisas e que permitam traçar um retrato abrangente e fiel do País.

PARA PARTICIPAR – O censo brasileiro será totalmente digital. Sendo assim, a resposta ao questionário poderá ser fornecida ao recenseador, que registrará as informações prestadas em dispositivos móveis na ocasião da visita presencial ao domicílio. O Questionário Básico será aplicado em cerca de 78 milhões de domicílios brasileiros e contará com 26 questões. Já o da Amostra será aplicado em cerca de 11% dos domicílios particulares permanentes do País, o equivalente a cerca de 8,5 milhões. É um questionário mais detalhado com 77 questões. A tecnologia empregada no Censo 2022 também permitirá a rápida identificação do recenseador e o acompanhamento da coleta em tempo real.

É importante que receba bem os agentes que estão devidamente uniformizados e receberam treinamento para desempenhar o trabalho.

Compartilhar em:

Entre na discussão!

Fique tranquilo, seu email está seguro.